1,78 milhão de americanos foram vítimas de fraude on-line

da Folha Online

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira revelou que mais de 57 milhões de internautas norte-americanos receberam e-mails falsos com o objetivo de enganar o usuário e roubar números de cartão de crédito e dados bancários. Pior: 1,78 milhão de internautas deram informações financeiras pessoais para os golpistas.

O estudo, feito pelo Gartner [instituto de pesquisa especializado em tecnologia], diz também que os bancos perderam US$ 1,2 bilhões com as fraudes.

A técnica é conhecida por phishing scam [pescaria, em inglês] e usa e-mails com a mesma aparência dos sites dos bancos. O usuário então é redirecionado a um site onde deve digitar o número de sua conta no banco e senha. Os dados, porém, são enviados aos golpistas.

Analistas do Gartner dizem que, segundo dados da pesquisa, "quase com certeza" receberam os e-mails, enquanto outros 27 milhões de internautas podem ter recebido as mensagens falsas.

Mais chances

O instituto diz que esse golpe tem mais chances de sucesso e afirma que 19% daqueles que receberam os e-mails fraudulentos, ou cerca de 11 milhões de internautas americanos, clicaram nos links.

Desses, 3%, ou 1,78 milhão de pessoas, deram seus dados bancários para os golpistas sem saber."Esses golpes tem três vezes mais chances de funcionar", disse Avivah Litah, vice-presidente e diretor de pesquisa.

As mensagens enganosas não são novas, afirma o Gartner, mas passaram a ser mais freqüentes desde o fim do ano passado. Setenta e seis porcento de todos os golpes registrados foram aplicados desde outubro de 2004.

"Instituições financeiras, provedores de internet e outros provedores de serviço devem encarar os golpes com seriedade", disse. Os e-mails falsos também podem levar a roubo de identidades, afirma a pesquisa.

Com France Presse

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home