Internet representa 30% das vendas da GM

SÃO PAULO - Com um volume de transações de 1,4 bilhão de reais em vendas pela internet, a General Motors é a maior empresa de B2C do país segundo o levantamento INFO100 sobre o comércio eletrônico brasileiro.

Pioneira na venda de carros pela web, a GM começou sua operação em setembro de 2000 com a venda do Celta. Hoje 30% dos veículos comercializados pela montadora são frutos de transações virtuais.

Para o CIO da empresa, Mauro Pinto, mais do que uma comercialização virtual, houve uma mudança de paradigma dentro da GM com as vendas online. Enquanto no sistema tradicional a montadora manda o veículo produzido para as concessionárias, na internet a fábrica tem que estar preparada para atender o pedido do consumidor, seja ele qual for.

Um dos primeiros passos para garantir o sucesso foi familiarizar consumidores e distribuidores ao novo serviço. Para isso foram instalados quiosques dentro das revendas. Neles os usuários podiam realizar suas compras através do site e serem auxiliados pessoalmente por um vendedor.

Como em todo site de e-commerce, a logística de entrega também foi levada em consideração. Com base em pesquisas de satisfação, a GM descobriu que o prazo máximo para a entrega de um veículo não poderia passar de sete dias. Para aumentar a agilidade foram espalhados quatro centros de distribuição em pontos diferentes do país: Manaus (AM), Suape (PE), Anápolis (GO), São Bernardo do Campo (SP) e Gravataí (RS). Com esta estrutura a empresa consegue atender alguns compradores em até 3 dias.

A operação do site www.chevrolet.com.br, que começou com uma única opção de carro, inclui agora outros modelos como Corsa, Montana e Astra. Em 2003 foram 70 000 unidades vendidas pela internet. Deste total, 50 000 foram Celtas.

Estes e outros detalhes sobre as vendas online da General Motors foram discutidas no Fórum INFO de e-commerce que foi realizado esta noite no prédio da Editora Abril.

Silvia Balieiro, da INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home