Gravadoras processam mais 477 usuários nos EUA

da Folha Online

A Riaa (associação das gravadoras norte-americanas) processou nesta quarta-feira mais 477 usuários, incluindo dezenas de estudantes universitários em 11 Estados. Os processos fazem parte da campanha das gravadoras para reduzir o chamado download ilegal de músicas pela internet, que é acusado de derrubar as vendas de CDs nos Estados Unidos.

Durante o anúncio, a Riaa parabenizou as universidades que usam tecnologias e adotam medidas para evitar o download de canções. Por outro lado, as gravadoras disseram que aqueles que abusam e baixam muitos arquivos merecem ser processados.

"Precisamos defender os direitos autorais dos legítimos donos, para lembrar as pessoas que essa atividade [o download de arquivos] é ilegal", disse a presidente da Riaa, Cary Sherman.

As gravadoras usaram o método "John Doe" [em inglês, o termo significa pessoa anônimas, equivalente a "fulano", em português]. O método já foi usado nos outros processos da Riaa e consiste em processar os números IP --que são os endereços dos computadores dos internautas na internet. A partir dos endereços, as gravadoras podem obter a identidade do usuário e, de fato, processá-lo.

Desde o último verão [no hemisfério norte], as gravadoras já processaram 2.454 pessoas. Nenhum dos casos foi a julgamento. Além disso, entre os acusados, 437 concordaram em fechar acordos com a Riaa e pagaram multas de cerca de US$ 3.000 para não serem levadas aos tribunais.

Com Associated Press

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home