Site sobre prostituição é apoiado em confiança

Se você leu Sexo, darwinismo e comunidades virtuais, vai apreciar a entrevista com o webmaster e administrador do GPGuia, com tudo o que é preciso saber para a construção de redes de confiança.

Juliano Spyer

Em complemento à matéria Sexo, darwinismo e comunidades virtuais, conversamos com o administrador do site GPGuia.net. Na matéria anterior vimos como o site é um exemplo de utilização da internet para facilitar os objetivos de um determinado grupo social.

Aqui entramos em detalhes sobre as regras e as ferramentas que possibilitam o funcionamento deste site, que são semelhantes a de tantos outros sutes de comunidades, com objetivos diversos. Falamos sobre o histórico de sites sobre acompanhantes e motivação para o surgimento do GPGuia; das estatísticas e características da comunidade; da hierarquia, mobilidade e critérios de moderação; da participação da comunidade na gestão do site; da construção de redes de confiança pela internet e dos custos de implantação e manutenção do GPGuia.

Histórico de comunidades sobre acompanhantes e motivação para o surgimento do GPGuia

– Desde quando a internet abriga sites comunitários sobre acompanhantes?
Acredito que a primeira vez que se usou ferramentas comunitárias com esta finalidade foi antes da “world wide web”, nos grupos de discussão da Usenet alt.sex.prostitution. Este newsgroup ainda pode ser acessado via Google. Na web, um dos primeiros ou talvez o primeiro foi o World Sex Guide.

– Quando a idéia chegou ao Brasil?
Acho que o primeiro fórum sobre o assunto surgiu em junho de 2000 no site Garotas de programa. Quando desativaram o fórum no final de 2000, os usuários se organizaram e reproduziram as categorias de discussão em serviços de fóruns grátis.

Você pode ver como era a página de um destes sites gratuitos gratuitos consultando o site web.archive.org. Pode ver no GPforum as mensagens deste primeiro fórum. No meio de 2001 o serviço grátis do Coolboard que hospedava o fórum fechou e o dono de um site de acompanhantes resolveu patrocinar o fórum criando o domínio GPforum. A página do fórum também está disponível no web.archive.org. Em dezembro de 2001 este fórum mudou de dono e fica hospedado em um site que tem parceria com o IG (aliás, parece que este fórum vai se tornar um pago). Em abril de 2002 surgiu fórum patrocinado pelo site de acompanhantes Hotside, mais voltado para os usuários do Rio de Janeiro. Depois veio o GPGuia e em agosto de 2003 surgiu mais um fórum, que parece ter sido formado por participantes do fórum hotside.
– Como surgiu a idéia de criar o GPGuia?
A motivação básica para se criar um fórum é reunir pessoas em torno de um assunto. Pode ser futebol, carros, informática e, no caso do GPGuia, homens que gostam de sair com garotas que oferecem serviço de sexo pago. Esses programas envolvem riscos como contrair Doenças Sexualmente Transmitidas (DST), ser assaltado ou ser vítima de propaganda enganosa. O fórum diminui esses riscos. Por exemplo, os participantes da comunidade se alertam se uma garota ao vivo é muito diferente das fotos nos anúncios. Não se pode confiar completamente nos relatos publicados, mas eles servem como um parâmetro a mais para o cliente. O GPGuia começou em setembro de 2002 dentro um site gratuito. O criador participava do fórum do site Sexdicas e convidou algumas pessoas para publicar mensagens. Aos poucos a audiência foi crescendo e hoje alcança aproximadamente 2.500 visitas nos dias de maior movimento.

– Vocês têm projetos futuros tornar o GPGuia rentável ou expandir a atuação?
Por enquanto não existe nenhum plano de tornar o fórum comercial, cobrando pelo acesso dos participantes ou veiculando publicidade. Talvez isso aconteça futuramente se os custos subirem muitos. Os organizadores e administradores do GPGuia têm outras atividades profissionais não ligadas a área de acompanhantes. O site é mais um hobby e não temos planos de ganhar dinheiro com ele. Outra coisa é abrir fóruns com mais informações sobre outras cidade. Isso depende da participação dos usuários. Havendo demanda, o processo é fácil. Recentemente foram criadas novas áreas para Curitiba.

Estatísticas e características da comunidade

– Por que o GPGuia publica suas estatísticas?
Como o fórum é o produto da interação entre os participantes, decidimos deixar que a comunidade tivesse acesso a estas informações. Alguns dados, como o número de acessos, não costumam ser divulgadas pelos sites. Nós optamos pela transparência, apesar de utilizarmos um contador gratuito e portanto pouco preciso. De qualquer modo dá para se ter um idéia do número de visitantes.

– Como se distribuem estes usuários em termos de participação?
Não há número preciso de quantos usuários apenas lêem o fórum e quantos participam. Uma estimativa grosseira seria uns 80% de leitores, uns 15% que publicam mensagens eventualmente e uns 5% que participam mais ativamente publicando e lendo o fórum diariamente. Muitos usuários registrados – que, portanto têm permissão para publicar mensagens – não publicam. Provavelmente esses leitores apenas usam as informações sobre as acompanhantes.

– Só participam do GPGuia clientes de serviços de acompanhantes?
A finalidade do site é essa, mas há também usuários que já não saem ou mesmo nunca saíram com garotas de programa e participam do fórum como recreação, para ler os relatos ou dar opiniões nos assuntos mais ligados a comportamento. O fórum de Assuntos Gerais e as enquetes freqüentemente têm discussões bem-humoradas como dicas para enganar a esposa, a preferência por loiras, morenas, mulatas ou orientais e coisas assim. Tem um tópico sobre isso no fórum. Além dos clientes há uma pequena participação de uns donos de sites, proprietários de clínicas de massagem e algumas garotas de programa.

– Quais gírias diferenciam os usuários de sites de acompanhantes?
A nossa comunidade tem poucas gírias. Desde 2000 se usa o termo “Test-Drive” ou TD desde 2000, como se pode ver neste arquivo. Além de TD e PVT (que vem do inglês “private” para designar mensagens particulares), chamamos de “baba-ovo” os usuários que publicam relatos exageradamente simpáticos sobre garotas.

Hierarquia, mobilidade e critérios de moderação

– Quais são as divisões hierárquicas do site em termos de direitos de acesso?
Existem administradores, moderadores, usuários registrados e leitores. Os leitores são os visitantes que não estão registrados. Atualmente o GPGuia não exige cadastro para leitura dos fóruns. Os usuários registrados preencheram um cadastro com nome e senha, e por isso podem participar do fórum publicando e trocando mensagens particulares com outros usuários. Os moderadores, além participar do fórum, têm permissão de apagar, mover e editar as mensagens publicadas. O nível administrador tem acesso completo ao fórum e pode acessar o painel de administração do phpBB para adicionar novas pastas, banir usuários, trocar senha de algum usuário, ou seja, alterar qualquer configuração disponibilizada pelo phpBB.

– O site permite ou estimula que usuários mais experientes se tornem moderadores?
Não há incentivo nem critérios objetivos. Por exemplo, o moderador não se torna moderador por publicar um determinado número de mensagens. Moderador é um cargo que exige confiança dos administradores e dos outros moderadores. Alguns critérios para escolha podem ser por recomendação ou por mérito. O usuário ganha a confiança dos outros pelo histórico das mensagens, pela freqüência com que participa das discussões e por um critério mais subjetivo que é a qualidade das mensagens publicadas.

– Quais são os critérios de publicação dos moderadores?
Este é um ponto que precisa ser melhorado no GPGuia. Não temos um código de conduta detalhado do que pode ou não ser publicado. Por isso, muitas decisões dependem dos critérios pessoais do moderador. Entre os temas proibidos estão qualquer tipo de assunto ligado a garotas menores de idade, mulheres/modelos famosas que aparecem revistas e TV e não têm anúncio em sites de acompanhantes, temas ligados a acompanhantes do sexo masculino (travestis e garotos de programa), excesso de atrito entre usuários e mensagens que fogem do tópico – isto principalmente na área de relatos de clientes sobre atendimento das acompanhantes –, além de mensagens avaliadas como auto-promoção das garotas. Normalmente estas mensagens são apagadas.

– O site já teve que expulsar usuários?
Sim, já foram expulsos alguns usuários. Alguns por se identificarem como menores de idade, alguns por criar confusão. Spam também é motivo para expulsão. A expulsão é decidida normalmente pelos moderadores e os usuários que têm poderes de acesso a área administrativa. Eles usam os recursos de banimento fornecido pelo phpBB. Não há uma garantia que o usuário não se registre com um outro nick. Em termos técnicos é um difícil evitar que o usuário se cadastre novamente num fórum aberto como o GPGuia, sem muitas exigências para o cadastro. Mas por enquanto isso não representa um grande problema para a comunidade.

Participação da comunidade na gestão do site

– Como foram redigidos os textos fixos como as regras de conduta ou o FAQ?
Eles foram elaborados pelos administradores, mas ficam abertos a sugestões para serem acrescidos novos assuntos ao FAQ.

– Os participantes do site se oferecem para ajudar a comunidade?
Existe no GPGuia uma área para “Sugestões para a Administração”. Há alguns participantes que são advogados e dão algumas dicas sobre questões jurídicas, e outros conhecem um pouco mais de programação e ajudam na parte de modificações do sistema do fórum. Algumas sugestões são implementadas. Por exemplo, a classificação de avaliações positivas ou negativas de uma acompanhante partiu de um usuário que deu a idéia indicando um site de leilões onde usuários avaliam os vendedores. Além disso, creio que na maioria dos casos a ajuda principal vem dos moderadores.

– É comum pessoas que se conheceram pelo site formarem vínculos de amizade e se encontrarem ao vivo?
Existem fóruns sobre acompanhantes que dão ênfase a esse tipo de atividade, mas nem todos clientes de acompanhantes se interessam em participar por terem compromissos pessoais ou por serem casados. Atualmente há um pequeno grupo no GPGuia interessado em realizar encontros, então talvez isso comece a acontecer mais.

– Como as pessoas ficam sabendo do site?
A forma principal são as ferramentas de busca como Yahoo, Cadê, Google etc. Há também um certo boca-a-boca de usuários, que passam links para amigos ou publicam o link do GPGuia em seus blogs.

Construindo redes de confiança pela internet

– Qual é a vantagem do registro para a comunidade?
O phpBB e muitos outros sistemas de grupos de discussão e fóruns permitem a opção de publicação livre, sem cadastro. O visitante cria um apelido na hora de digitar a mensagem, clica um botão e a mensagem está publicada – como ocorre nos comentários dos blogs. Isto possibilita que aconteça o roubo de apelidos. Acontece que nas comunidades, os participantes criam uma espécie de "identidade virtual" simbolizada pelo apelido, e muitos dão importância para esta identidade. E para o coletivo também é importante saber que as mensagens são publicadas por uma mesma pessoa.

– O que faz com que uma mensagem seja mais ou menos confiável?
Basicamente a confiança vem do histórico de mensagens do usuário. Conta pontos se ele apresenta informações detalhadas e se aquela não é sua única mensagem publicada. Além disso, usuários com uma boa redação geram mais interesse, tem mais visibilidade e, portanto, mais respeito da comunidade.

– Como a comunidade se protege da ação de manipuladores de opinião?
Um fórum como o GPGuia, onde não há um controle rígido sobre os participantes, está sujeito a algum tipo de manipulação, como garotas tentarem criar vários apelidos para se promoverem, clientes que exageram nas qualidades da garota para tentar tirar alguma vantagem e outras possibilidades, mas um fórum tem um certo auto-controle em relação a isso, pois está aberto a opiniões diversas e um elogio exagerado de um usuário pode acabar sendo contestado por vários outros. Por causa da manipulação, muitos usuários não têm uma relação muito amistosa com as garotas que freqüentam o fórum. Das poucas que participavam, várias deixaram de publicar. Há outro fato, mas que não é visto como manipulação: depois dos programas, algumas garotas pedem para os clientes publicarem relatos no GPGuia.

Custos de implantação e manutenção do GPGuia

– Quanto custou a implantação e quanto custa a manutenção do site?
Depois de um tempo utilizando serviços de fórum gratuitos, registrou-se um domínio e desde então o GPGuia utiliza um servidor compartilhado. A manutenção é relativamente barata. O site consome ao redor de 30 gigabytes por mês, a um custo de 15 US$ mensais, uns 45 R$ por mês. A hospedagem no Brasil em geral é mais cara, mas o GPGuia atualmente está hospedado com um amigo de um dos participantes de fórum. Ele tem uma empresa de hospedagem e cobra o mesmo preço que seria gasto no exterior.

– De onde vem o dinheiro para bancar o projeto?
Como custo não é tão alto, é pago pelos próprios administradores do fórum. Todo o trabalho de moderação do fórum é feito através de trabalho voluntário sem custo.

– Por que vocês escolheram a ferramenta de fórum phpBB?
O GPGuia foi criado por um participante de outro fórum que era em phpBB. Escolhemos manter este script porque ele é usado por centenas de outros fóruns no Brasil e exterior. Algumas das vantagens do phpBB são: 1) o custo zero porque o código do programa é aberto, 2) já existe o arquivo para a tradução das funções do programa para o português, 3) centenas de "mods" (modificações) prontas para acrescentar novos recursos ao fórum - por exemplo, um “mod” anexar arquivos nas mensagens, e 4) uma grande comunidade no exterior e também relativamente grande no Brasil que pode ajudar com eventuais problemas na administração do fórum.

– Que tipo de conhecimento técnico precisa ter uma pessoa que queira formar uma comunidade através de fóruns?
Para instalar o phpBB a pessoa deve saber um pouco de inglês para ler as instruções, ter conhecimentos básicos de HTML, saber usar um programa de FTP para enviar arquivos para o servidor. Depois disso, basta entrar numa página de instalação, ajustar algumas configurações e o fórum está criado. Para quem quiser instalar o phpBB existe um tutorial em português. Para alterar os scripts do fórum é necessário um certo conhecimento da linguagem de programação php. [Webinsider].

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home