Ações do Google testam memória de investidores

A oferta pública de ações do Google, a mais antecipada dos últimos anos, relembra a explosão do mercado de tecnologia dos anos de 1990 e levanta questões sobre se os investidores aprenderam alguma lição daquela época.

Ofertas de ações de companhias de Internet geralmente saltam em valor nos primeiros dias de negócios para depois afundarem, deixando ricos investidores próximos das empresas e largando na mão apostadores pequenos.

O Google, serviço de buscas mais popular da Internet, deve anunciar planos de uma oferta inicial de ações (IPO) que pode chegar a US$ 20 bilhões, segundo financistas. "Os investidores vão ficar de olho nisso", disse o professor de direito acionário da Universidade Georgetown Donal Langevoort. "Vamos ver se alguém aprendeu alguma lição sobre os riscos de elevar um IPO nos primeiros dias".

Depois da crise que atingiu em cheio o mercado de Internet e telecomunicações, investigações do governo norte-americano revelaram que muitos dos IPOs milionários foram armados por manobras de Wall Street que favoreceram grandes investidores e prejudicaram pequenos. "O Google é bem diferente de muitas destas companhias que fizeram IPOs" durante a bolha, afirmou o professor de direito acionário da Universidade do Texas Henry Hu.

"É uma companhia muito mais estabelecida que algumas daquelas que foram recomendadas... Estamos falando de uma coisa totalmente diferente", disse Hu, referindo-se ao ex-analista do Merrill Lynch Henry Blodget.

Blodget foi multado em US$ 4 milhões e concordou em se afastar para sempre da indústria de valores mobiliários em um acordo para encerrar processo no qual era acusado de incentivar ações de empresas de tecnologia que ele menosprezava.

O IPO do Google vai ser um bom sinal sobre até onde chegam as lembranças dos investidores, disse Langevoort. "Se o preço saltar nos primeiros dois dias, isso vai ser um sinal de que as pessoas não aprenderam muito", acrescentou.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home