Anestesia virtual é testada com sucesso nos EUA

O médico Hunter Hoffman, pesquisador do Centro Médico Harborview da Universidade de Washington, em Seattle, nos Estados Unidos, está testando com sucesso a projeção de mundos virtuais como anestésicos em pacientes que sentem dores insuportáveis, como as causadas por queimaduras. Hoffman acredita que a dor contém um importante componente psicológico e, por isso, uma distração profunda pode controlá-la.

”Mergulhar nas aventuras emocionantes dos mundos virtuais desvia a atenção do cérebro dos desconfortos físicos e diminui sua capacidade de processar sinais de dor”, ele afirma. Um dos espaços virtuais criados pelo cientista é o Mundo das Neves, que leva a uma jornada fantástica por geleiras e a lutas contras ursos polares e pingüins agressivos.

Mike Robinson, paciente do Harborview, diz que o Mundo das Neves ajudou-o a superar as dores insuportáveis que sentia quando suas roupas eram Trocadas. ”Durante o tempo em que estive na realidade virtual, quase não percebi que a enfermeira estava mexendo no meu ferimento”, ele conta. O dr. Hoffman também utiliza a realidade virtual no tratamento de fobias e da desordem de estresse pós-traumático. Ele desenvolveu um programa para os sobreviventes dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra o World Trade Center, com o objetivo de tirar sua sensibilidade em relação aos trágicos acontecimentos daquele dia.

"A terapia permite que o episódio seja memorizado passo a passo, começando pela manhã cedinho e, gradualmente, chegando a seus lances mais perturbadores”, ele relata. Segundo Hoffman, um de seus paciente superou o sentimento de culpa por ter fugido do local e não ter ajudado outras pessoas, que acabaram morrendo. As informações são do site da BBC.

(AE)

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home