Físicos descobrem comportamento bizarro em supercondutor

Do Laboratório Nacional Brookhaven


Pesquisadores do Laboratório Nacional Brookhaven, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, descobriram um tipo interessante de comportamento eletrônico em uma classe recém-descoberta de supercondutores conhecidos como óxidos de cobalto, ou cobaltatos. Estes materiais operam de forma bem diferente de outros óxidos supercondutores, como os óxidos de cobre (ou cupratos), que são geralmente tratados como supercondutores de alta temperatura.

Quando os supercondutores tradicionais são resfriados para quase zero absoluto (0 Kelvin ou -273,15º C), pares de elétrons de carga negativa trocam pacotes de energia vibracional conhecidos como fonons. Este mecanismo supera a repulsão das partículas de carga igual e permite que elas se movam juntas para carregar corrente elétrica virtualmente sem resistência. Mas o mecanismo para supercondutividade em cupratos de alta temperatura -que agem como supercondutores em temperaturas tão "quentes" quanto 138 K (-135 °C)- ainda é um dos mistérios "mais quentes" na física de matéria condensada. Acima da temperatura de transição os cupratos não exibem comportamento eletrônico normal, de forma que não se sabe ao certo como ou o que está formando pares para transportar a corrente.

Com a descoberta de uma nova classe de óxidos supercondutores, os cobaltatos (que se tornam supercondutores em temperaturas de cerca de 5 K), os cientistas ficaram naturalmente curiosos em saber se poderiam descobrir algo sobre seu mecanismo para ajudar a esclarecer o problema. "O que descobrimos", disse Peter Johnson, um físico de Brookhaven, "criou uma nova dúvida".

Assim que o grupo de Johnson resfriou os materiais de óxido de cobalto, eles observaram excitações eletrônicas em temperaturas muito acima da chamada temperatura de transição, onde os materiais se tornam supercondutores. "Se tivéssemos descoberto isto antes de descobrirmos os cupratos, nós provavelmente acharíamos que o mesmo mecanismo de paridade de elétrons era responsável por toda a supercondutividade", disse Johnson.


Tradução: George El Khouri Andolfato

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home