Soft conserta fotos automaticamente

da Folha de S.Paulo

As máquinas fotográficas digitais permitem que você veja, logo depois de tirar uma foto, se a imagem ficou boa. Mas muitos usuários ignoram que é possível melhorar quase todas as fotos no PC --mesmo aquelas que já parecem satisfatórias-- e que isso pode ser feito de maneira automatizada.

Se você quiser tentar, experimente o programa Photo Cleaner, que custa US$ 30, mas pode ser testado gratuitamente por um mês (2 Mbytes; www.photocleaner.com/download.html).

Depois de instalar o software, clique em File e Clean Multiple Images e indique a pasta em que estão as fotos que você deseja melhorar. O software altera sozinho o contraste e as cores das imagens. Na maioria dos casos, o resultado é positivo. Além disso, o Photo Cleaner não sobregrava as imagens, ou seja, não altera os arquivos originais --ele apenas salva cópias das suas fotos com as melhorias. Quer dizer: se você não gostar das modificações feitas pelo programa em alguma foto, basta apagar o arquivo gerado pelo Photo Cleaner.

O software se beneficia de um micro potente: num Pentium 4 de 1,4 GHz com 256 Mbytes de memória, o processamento automático de 132 fotos levou 13 minutos. Além de mexer nas cores e no contraste (corrigindo problemas de exposição das imagens, por exemplo), o programa também cria automaticamente uma espécie de álbum eletrônico --uma página de índice com miniaturas e links para as suas fotos.

Se você não quiser o álbum, simplesmente desmarque o item Create Photo Album. Para desativar a adição de molduras e legendas às imagens, clique em Settings e desmarque os itens Add Frame e Vignette.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home