Ponha notícias na tela de seu computador

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo

A idéia de entregar notícias de várias fontes pela internet já foi inventada há quase uma década. Hoje, os programas, repaginados, voltam com o nome RSS (Really Simple Syndication) e oferecem ao internauta a possibilidade de reunir em uma tela informações de diferentes origens.

A versão gratuita do Awasu (4,3 Mbytes; www.awasu.com) permite acesso a cem canais de informação. Os canais podem ser personalizados cada um a seu modo. É preciso ir a File e Open channels para fazer os ajustes dos canais.

O DogPile (www.dogpile.com) tem a estrutura de uma barra de buscador, que se acopla ao navegador. Depois de instalar o programa (558 Kbytes), o internauta tem de clicar em News e ajustar as preferências de busca de informação no tipo RSS. Nem sempre todos os sites noticiosos se adaptam a esse tipo de programa. Ao tentar conectar o link www.folha.uol.com.br, o programa avisou que não era possível transformá-lo em canal RSS.

Se o internauta experimentar o Pluck (4,3 Mbytes; www.pluck.com), deverá ter instalado em seu computador o Windows XP ou o Windows 2000. Sua interface tem alguma semelhança com a do programa de correio eletrônico Outlook. É um bom buscador de notícias para quem gosta de ter informações de várias fontes na tela de seu micro.

Depois de instalar o RssReader (1,4 Mbyte; www.rssreader.nl), o internauta tem opção de clicar no item Add (em formato de cruz) e escolher o canal de informação. Se souber inglês e quiser ter acesso a uma rápida introdução do produto, basta clicar no item short introduction.

Esse programa também tem uma interface similar à de um programa de e-mail. Na lateral esquerda, em formato vertical, ficam organizadas as pastas. Do lado direito, há duas janelas, com as informações dos sites noticiosos.

Se clicar em Tools, Options e em Feeds, é possível definir o tempo de atualização da notícia (de hora em hora, a cada duas horas e diariamente, entre outras opções). Também é possível definir o tempo de armazenamento da informação (um dia, três dias etc.).

As manchetes podem aparecer no programa a cada 60 segundos, e o usuário define se ele quer que elas surjam em formato de janelas pop-up.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home