40% dos lares dos EUA terão câmeras digitais até o fim de 2004

da Folha Online

Cerca de 40% das residências norte-americanas devem ter pelo menos uma câmera digital até o fim de 2004, de acordo com um estudo da InfoTrends Research, instituto de pesquisa contratado pela Fuji, fabricante japonesa de filmes e outros equipamentos fotográficos.

Segundo a pesquisa, hoje em dia aproximadamente 30% dos lares norte-americanos têm uma câmera digital. Esse número deve crescer cerca de um terço até o fim do ano, à medida que os usuários se acostumam com os recursos dos equipamentos.

O estudo diz ainda que os consumidores estão revelando mais fotos digitais em lojas --da mesma maneira que revelavam os filmes fotográficos convencionais. Mas a maioria dos usuários ainda revela suas fotos em casa, em impressoras jato de tinta.

O estudo diz que 17% dos donos de câmera digital levam as fotos para serem impressas em lojas. Em 2002, apenas 5% dos usuários imprimia as fotos em serviços especializados em imagem digital. Mas nem todas as fotos são transferidas para o papel, pois os donos de câmeras podem enviar as imagens por e-mail e vê-las na TV.

Pelo menos metade dos usuários aproveita as impressoras jato de tinta de casa ou do trabalho para imprimir as imagens em papel comum, afirma o estudo.

Para as empresas que investem no mercado de câmeras digitais, a notícia não é boa. Companhias como a Fuji, Kodak, Canon e HP ganham mais com a revelação das fotos --por causa da venda de tinta para impressoras e papel especial-- do que com a venda das câmeras digitais.

O estudo, no entanto, afirma que a tendência é de que os usuários passem a contar mais com os serviços de "revelação" de fotos digitais. "Os laboratórios estão comprando equipamentos para imprimir as imagens e os donos de câmeras percebem que a qualidade das imagens dessas lojas é melhor do que das fotos impressas em casa", afirmou a pesquisa da InfoTrends. 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home