Alemanha inventa o robô mordomo

O inteligente Care-O-bot II

Que tal um robô doméstico que saiba lavar, limpar, arrumar casa e, de quebra, ainda consiga preparar uma gostosa comidinha? Coisa do futuro? Que nada! Cientistas alemães desenvolveram o Care-o-Bot II.

Ter à disposição um serviçal para realizar as enfadonhas atividades domésticas é o sonho de toda dona-de-casa. De preferência alguém que não reclame do trabalho e esteja sempre por perto, atendendo todos os pedidos. Este sonho pode se tornar em breve realidade.

O Instituto Fraunhofer de Robótica acaba de desenvolver o Care-O-Bot II, um robô que realiza algumas tarefas domésticas. Ele é capaz, por exemplo, de atender a porta e receber visitas. Deslocando com destreza e suavidade seu corpo de aço em tons de azul, ele é equipado com sensores que possibilitam a circulação pelo ambiente sem bater nos móveis.

Seus grandes olhos arredondados são, na verdade, scanners a laser que servem para reconhecer o que está à sua volta. O robô levanta e abaixa a cabeça oval ao fixar alguma coisa, localiza sua posição e é capaz de estender o braço e pegar com a mão qualquer objeto, seja garrafa, prato ou copos. Não só isto: ele foi programado para aprender a se movimentar pela casa, sabendo ir e voltar de qualquer dependência.

Care-O-Bot II vem sendo desenvolvido há dois anos com o principal propósito de ajudar idosos e pessoas doentes em seu cotidiano. Ele é uma alternativa para os que não querem morar em asilos ou gastar uma fortuna contratando uma empregada doméstica em período integral, já que na Alemanha tal trabalho é extremamente dispendioso.

Linguagem robótica

O robô tem um metro e meio de altura e recebe instruções por controle remoto, além de ser capaz de ouvir comandos simples, do tipo: " Care-O-Bot, eu gostaria de um copo de suco de laranja!" E o incrível é que ele responde: " Vou ver se tem suco. Não, no momento não tem suco de laranja. Escolha outro suco, por favor".

Mas as pessoas de idade são capazes de lidar com tal tecnologia de ponta? A especialista em informática do Instituto Fraunhofer, Birgir Graf, revelou que para simplificar seu uso a equipe pretende aperfeiçoar ainda mais o robô, fazendo que ele possa ser comandado por gestos.

Companheirão com tapinha nas costas

Se ainda não é perfeito, Care-O-Bot II, entretanto, já é um companheirão e tanto. Ele é capaz de telefonar para médicos e ativar um alarme de emergência, se necessário. Para os que têm dificuldade de locomoção, ele dá uma força: basta a pessoa se apoiar nele e dizer para onde quer ir, para ser transportada de um lado a outro da casa.

Uma outra grande vantagem é sua calma, afinal, esta maravilhosa invenção não foi programada para ficar alterada nem ter chiliques. Bem, mas se isso acontecer, pois ninguém é de ferro (?), basta dar um tapa no enorme botão vermelho localizado em suas costas, que a máquina desliga. Ufa!

O robô alemão só será comercializado daqui a alguns anos, depois de mais ajustes aqui e novas programações acolá. Seu preço, e isto é bom ressaltar, está à altura de um grande sonho de consumo: cerca de 20 mil euros. Mas, como sonhar não custa...

(ms

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home