Realize testes de inteligência pela internet

JULIANO BARRETO
especial para a Folha de S.Paulo

É possível usar a internet para medir seu quociente de inteligência, testar suas vocações profissionais e até avaliar sua inteligência emocional. Tudo de graça e sem nenhuma dificuldade.

Em sites como o Inteligência e QI (www.cpsimoes.net/qitestes2.html) e o Caiu a Ficha (www.caiuaficha.com.br/testeqi/testeqi.html), você encontra testes de QI em português. Nesse último, o usuário deve responder a 60 questões em 45 minutos e é preciso anotar as respostas em um papel, pois não há um sistema de correção eletrônico. Para quem preferir algo mais rápido, há uma versão com 30 perguntas do teste, em inglês, no site IQ Test Labs (www.intelligencetest.com).

Para medir sua capacidade de interação no ambiente de trabalho, você pode responder ao teste Myers-Briggs no endereço www.humanmetrics.com/cgi-win/JTypes2.asp. São 72 perguntas em inglês, o que é cansativo, mas só é necessário assinalar sim ou não e o resultado é computado automaticamente.

O teste de Rorschach --que utiliza borrões de tinta para fazer interpretações sobre os pacientes-- também tem lugar garantido na rede. Você encontra explicações sobre seu surgimento no endereço www.deltabravo.net/custody/rorschach.htm e uma versão bem-humorada do teste para ser feita on-line no site Stupid Stuff (www.stupidstuff.org/main/rorschach.htm).

Os testes de inteligência emocional, que avaliam atitudes e sentimentos como motivação, persistência e controle emocional, podem ser feitos em sites como o Einstein na Net (www.einsteinnanet.hpg.ig.com.br/qi/intqe.htm). O portal também traz um resumo das idéias de Daniel Goleman, autor do livro "Inteligência Emocional" (ed. Objetiva, 380 págs. R$ 45,90), e uma seção com jogos de lógica. Outra opção interessante para saber mais sobre seu comportamento é o teste classificador de temperamentos de Keirsey, disponível no endereço keirsey.com/ptest.html.

Para avaliar a rapidez de seu raciocínio em provas específicas, acesse o site Vestibular1 (www.vestibular1.com.br/testes/raciociniof.htm) e escolha um dos sete testes.

Outra opção é o Contramargem (silves.planetaclix.pt/testes), que traz desde o tradicional teste de QI até uma prova para medir a sanidade mental do internauta.

Já os testes vocacionais, que ajudam estudantes indecisos antes do vestibular a escolher uma profissão, podem ser feitos no site Guia do Estudante (guiadoestudante.abril.uol.com.br/aberto/testes) e na página do consultor Carlos Martins (www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm).

Se você procura algo diferente, tente o site do INTP (www.intp.org/tests.html#INTEL), que traz dezenas de links para páginas, em inglês, com testes psicológicos, emocionais e de conhecimento.

O Conselho Federal de Psicologia (www.pol.org.br/cfp/default.cfm) não garante a validade de nenhum dos testes psicológicos feitos pela internet.

Segundo especialistas, os testes de QI pela internet não servem para quantificar de forma eficaz o nível intelectual de uma pessoa e devem sempre ser acompanhados por um profissional da área.

   

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home