Apenas 8% dos chineses sabem o que é aids
 


Na véspera do Dia Mundial contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro, uma pesquisa revela que apenas 8% dos chineses sabem o que é a aids e como é o contágio.

Das pessoas questionadas, 80% só conhecem de ouvir como se contrai a doença, e nunca acertam na hora de identificar as três formas de transmissão do vírus de imunodeficiência humana (HIV). Além disso, 40% dos 4 mil entrevistados desconhecem que o uso do preservativo pode prevenir o contágio de doenças de transmissão sexual, o que disparou todos os alarmes entre as autoridades médicas chinesas. "O conhecimento sobre a aids entre a população chinesa é insuficiente, o que favorece a propagação da doença", conclui a sondagem, realizada pela consultoria Future Group Europe e a companhia chinesa Horizon Research Group.

Com o objetivo de combater este alarmante desconhecimento sobre as doenças de transmissão sexual, o Governo permitiu ontem, pela primera vez, a emissão de um anúncio de televisão sobre o uso do preservativo.

Neste sentido e depois de vários anos de discriminação, a China começou também em julho passado a fornecer fármacos retrovirais aos doentes de aids, que já matou mais de 80 mil pessoas no país.

A China conta oficialmente com 840.000 doentes e 1.500 portadores do vírus da aids, embora as Nações Unidas e organizações independentes cifrem o número de infectados em quase dois milhões.

Segundo as estatísticas oficiais, a cifra de portadores do vírus da aids aumenta 50% anualmente, e sua média de idade é de 30 anos, embora com uma marcada tendência à alta no número de doentes entre os drogados adolescentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que Pequim dedique o mesmo empenho econômico e publicitário ao combate contra a aids que usou na luta contra a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars).
 
EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home