Golpes causam fim da produção de software espião
 


A BlazingTools, fabricante do software Perfect Keylogger (PK), anunciou que vai deixar de desenvolver o produto. O PK é um poderoso keylogger e screenlogger, isto é, ao ser instalado em um computador, tem a capacidade de registrar, sorrateiramente, tudo o que o usuário digitar, as páginas que visitar e a área em torno dos cliques do mouse. O anúncio não esclareceu o porquê da decisão, mas a empresa afirmou, em entrevista por e-mail, que estava tendo "problemas legais" com o software, pois ele estava sendo usado para aplicar golpes pela Internet.

O software era oferecido por US$ 34,95 (em torno de R$ 100) com a finalidade declarada de auxiliar cônjuges enciumados, empresários desconfiados dos sócios, ou pais que queriam monitorar a navegação dos filhos. Na prática, porém, o programa estava sendo largamente utilizado por golpistas, inclusive brasileiros, para roubar senhas de Internet Banking, números de cartões de crédito e outras informações privadas.

As características do PK caíram como uma luva entre os criminosos da Internet. O software podia ser embutido em outros aplicativos válidos e assim ser executado em segundo plano quando o usuário, inadvertidamente, instalasse esse aplicativo; podia ser configurado para enviar as informações gravadas por e-mail ou através de um servidor de transferência de arquivos (FTP); e também tinha um arquivo de configuração, chamado "mc.dat", no qual se podia gravar palavras ou expressões que dariam início à ação do programa espião toda vez que fossem digitadas pelo usuário ou acessadas pelo navegador.

Clicando aqui, você poderá ver o exemplo real de uma configuração feita no arquivo mc.dat, encontrado no golpe da falsa raspadinha virtual em nome das lojas Americanas, que circulou no Brasil há alguns meses (o arquivo isolado é inofensivo e pode ser aberto diretamente no navegador; nele é possível ver nomes e expressões relacionados a conhecidos bancos brasileiros).

Alex Kurov, diretor-executivo da BlazingTools - uma empresa criada em meados de 2002, cujo site é registrado na Alemanha -, disse a InfoGuerra que não chegou a receber contato da polícia, mas afirma que sua empresa "teve um diálogo" com a empresa antivírus McAfee, sem esclarecer qual foi o teor da conversa. Há meses a McAfee já atualizou seus produtos de segurança para detectarem o Perfect Keylogger e classificá-lo como um "programa potencialmente indesejado".

Kurov também admitiu que as fraudes tiveram peso na decisão de interromper o desenvolvimento do programa. Ele disse que estava ciente de que seu software estava sendo usado de forma ilegal no Brasil e que, obviamente, não aprova esse uso.

Para o especialista em segurança Nelson Murilo, diretor da empresa Pangéia, a interrupção na fabricação do PK não muda muita coisa para as vítimas dos golpes. "As funcionalidades básicas para montar keyloggers ou screenloggers estão disponíveis em várias linguagens - C, C++ e Delphi, por exemplo - e como estão em vários sites, o trabalho de montar um trojan se resume a montar pedaços de códigos já prontos", afirma.

O próprio Alex Kurov revela que o Perfect Keylogger pode voltar ao mercado, porém com outro esquema de venda que possibilite mais controle. "Sabemos que os produtos dos nossos competidores também já foram usados em fraudes", disse. "Programas espiões são algo muito ambíguo, às vezes é difícil distinguir os limites entre legalidade e ilegalidade, e provavelmente em breve o tempo do "software espião legal" fará parte do passado. Sabemos que o governo dos EUA irá tomar medidas a esse respeito, mas não queremos ter nenhum problema com a lei".

Curiosamente, a BlazingTools retirou o anúncio - de 26 de novembro - que estava presente em seu site até o início desta semana e voltou a fazer publicidade do PK na página inicial, mas uma cópia da página anterior, com o anúncio, pode ser vista aqui. A seção de downloads do site, no entanto, continua sem o Perfect Keylogger e o fórum sobre software espião continua discutindo sobre a decisão que a empresa tomou de interromper a produção do programa.
 
InfoGuerra
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home