PC 'montado' é opção econômica

ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo

O usuário disposto a comprar um computador tem diversas opções. Uma alternativa são os micros "montados", ou seja, produzidos por lojas e pequenas empresas independentes. O consumidor só precisa ficar atento às condições da aquisição para não acabar no prejuízo na hora da garantia.

A reportagem visitou a rua Santa Ifigênia, tradicional centro das lojas de informática de São Paulo, e pesquisou qual seria a configuração mais indicada pelas lojas alternativas. A conclusão é que, com R$ 2.000, o usuário consegue comprar um micro satisfatório.

O orçamento indicado pelas lojas é de um PC com processador de 2 GHz, 256 Mbytes de memória, placa-mãe com interface AGP, gravador de CDs que também lê DVD (Combo), monitor de 15 polegadas e disco rígido de 40 Gbytes de 7.200 rpm. A máquina já vem com gabinete, teclado ABNT-2 e mouse.

De acordo com a pesquisa realizada pela reportagem, a maior diferença não está no preço dos PCs. A garantia é o item que apresenta o maior contraste. Algumas lojas oferecem suporte de um ano. Porém outras chegam até a propor 36 meses de assistência a qualquer componente do micro.

O usuário precisa saber que, mesmo sendo até R$ 1.000 mais baratos do que os modelos similares de grandes fabricantes, os micros "montados" também têm desvantagens. Os PCs não acompanham nenhum software, seja o Windows XP, Linux, pacote Office, programas antivírus ou enciclopédias.

Segundo o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), o cliente de lojas especializadas não deve se tomar pela emoção da economia. A assistente da direção da organização, Lucia Helena Magalhães, diz que o maior problema gerado na hora da aquisição é o impulso. "O consumidor tem de lembrar que é preciso coletar todas as informações possíveis para que não acabe com prejuízos."

Magalhães explica que o consumidor precisa ter muito cuidado na hora de fazer o orçamento do computador. Ela afirma que é o pedido de compra, junto com a nota fiscal, que especifica qual o equipamento que terá direito ao suporte técnico.

O conselho do Procon é que os documentos de pagamento, como os recibos, contenham até mesmo o número dos cheques ou do cartão de crédito. "Documentos bancários são provas da compra do bem durável", diz.

A análise da especialista do Procon é que o consumidor não precisa temer a compra de PCs em lojas alternativas. "Por lei, todo fabricante, além do lojista, tem suas obrigações. Só evite mesmo o camelô", afirma.


 

 

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