Saiba como escolher um computador

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Ao observar as fichas técnicas dos computadores testados nesta edição, você encontrará siglas que lembram uma sopa de letrinhas. Mas entender o que elas significam e fazer os julgamentos necessários para escolher um micro é mais fácil do que parece.

Como são modelos básicos, os PCs testados se prestam sobretudo a usos simples, como navegar na internet, enviar e receber e-mails, ouvir músicas e produzir documentos. Para essas tarefas, qualquer um dos processadores atuais (o processador é o cérebro do micro) é suficiente.

Tirando o micro da Apple, que tem um chip mais fraco, os PCs desta edição se dividem em dois grupos: três usam chips Athlon, fabricados pela AMD, e quatro usam o processador Celeron, da Intel. O Athlon é o mais rápido.

A memória RAM guarda os dados que serão computados pelo processador. O ideal é que o micro tenha 256 Mbytes, mas isso é raro nos modelos básicos (todos aceitam expansão de memória, mas geralmente vêm com apenas 128 Mbytes).

A capacidade de expansão dos computadores, que é determinada pela placa-mãe (que funciona como se fosse o esqueleto do micro) é o fator mais importante em se tratando de PCs básicos.

Atualmente, mesmo os micros mais simples permitem que o usuário instale placas de expansão. Elas se dividem em três categorias: AGP, PCI e CNR.

O conector (slot) AGP é usado para ligar uma placa de vídeo. Se você pretende jogar games 3D, ele é muito importante, pois permite instalar uma placa de boa qualidade --as placas on-board (embutidas) nos PCs básicos quase sempre são lentas demais. Além disso, as placas on-board tomam uma parcela da memória RAM instalada no micro, ou seja, o computador fica mais lento mesmo se você não estiver jogando.

Os conectores PCI servem para instalar todos os demais acessórios internos, como placa de som surround (com vários canais de áudio) e placa de sintonia (para ver TV no micro). Um conector AGP é o suficiente, mas o ideal é ter o máximo de slots PCI livres.

O conector CNR serve para ligar o modem (peça que conecta o micro à internet).

As portas USB servem para ligar acessórios --como discos rígidos externos e câmeras fotográficas-- sem abrir o micro. Atualmente, todos os micros trazem portas do tipo USB 2.0, que oferecem alta velocidade de transferência de dados. Você pode aumentar o número de portas adquirindo um acessório chamado hub.

Os micros testados (tirando o Apple) têm monitores de 15 polegadas com telas curvas, o que é suficiente para tarefas básicas.

O disco rígido deve ser o maior possível. Considere que 35 Gbytes armazenam até 7.000 músicas (de cinco minutos cada uma) ou até 100 mil fotos de alta resolução, mas o espaço tem de ser compartilhado com os softwares instalados no micro _cada game chega a ocupar 2 Gbytes. Se a máquina tem um gravador de CDs, a questão do espaço no disco rígido se torna menos importante (você pode gravar arquivos em CDs).

Os softwares instalados de fábrica são um ponto importante, mas há muitos programas gratuitos que são tão bons quanto os softs originais. Já o sistema operacional é crucial: embora o Mac OS X seja refinado, o Windows XP é a melhor opção, pois é compatível com muito mais micros, acessórios e programas.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home