Satélites espiões auxiliam a NASA

Rafael Rigues

A agência espacial norte-americana (NASA) está usando satélites espiões emprestados pelo Pentágono para verificar a integridade da estação espacial internacional, após os astronautas à bordo terem ouvido na semana passada um barulho alto, descrito como "metal sendo retorcido".

Logo após o incidente todos os sensores internos da estação foram analisados, e nenhuma variação na atmosfera foi registrada, o que descarta a possibilidade de ruptura no casco da estrutura. Especula-se que a estação tenha sido atingida por um dos milhares de pedaços de lixo espacial em órbita da Terra, pequeno demais para ser detectado pelos radares, mas grande o suficiente para um bom susto, e nada mais.

Os astronautas Michael Foale (EUA) e Alexander Kareli (Russia) utilizaram um braço mecânico (conhecido como "Canada Arm") e câmeras de vídeo para buscar por possíveis danos ao casco externo da estação, porém nada foi encontrado. Preocupada, a NASA decidiu pedir ajuda ao Pentágono, que está usando as câmeras de alguns de seus satélites espiões para fotografar a estrutura à procura de possíveis problemas. A agência quer evitar uma nova tragédia como a do ônibus espacial Columbia, que se desintegrou ao reentrar na atmosfera terrestre em fevereiro deste ano. Ambos os astronautas tem experiência em crises espaciais. Alexander Kaleri estava a bordo da MIR em 1997, quando um cilindro de oxigênio pegou fogo e causou um pequeno incêndio no interior da estação. Após extinguir as chamas os astronautas ainda tiveram de lidar com a fumaça, tão densa que quase os impedia de ver um ao outro. Michael Foale chegou à MIR na missão seguinte, e um mês depois do incêndio teve de enfrentar o drama da colisão da estação espacial com uma nave de carga russa, que danificou os painéis solares da MIR e a deixou sem energia, à deriva no espaço, durante horas.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home