Cansados do barulho, usuários silenciam PCs

Está achando difícil se concentrar em sua mesa? Talvez seja o ronco constante de seu computador.

Um nicho pequeno mas crescente de usuários está farto da poluição sonora dos escritórios e está recorrendo a computadores silenciosos em uma tentativa de voltar a "escutar" o som do silêncio dos computadores.

Enquanto os primeiros computadores da história, especialmente os que liam cartões perfurados, faziam um enorme barulho, os microchips e os componentes padronizados deixaram as máquinas mais silenciosas e pequenas o suficiente para serem colocadas em cima de qualquer mesa.

Mas recentemente os computadores começaram a ficar barulhentos novamente ao passo em que ficaram mais potentes. Isso porque chips mais rápidos, que trabalham com softwares cada vez mais complexos, geram mais aquecimento, que por sua vez precisa ser dissipado com ventoinhas e orifícios para vazão, fazendo com que os computadores pareçam mais uma miniusina de energia.

"Os computadores foram ficando mais barulhentos ao longo dos anos", disse Paul Holstein, que agora está equipando sua empresa, a Cableorganizer.com, com PCs silenciosos. "Eu simplesmente tive um estalo. Se você escuta o barulho de seu computador pela parede do quarto, você tem um problema", disse Holstein.

Ele entrou em contato com a Endpcnoise.com (acabe com o barulho do PC, em português), loja especializada em criar computadores quase totalmente silenciosos. Depois de comprar uma dessas máquinas para uso próprio, Holstein decidiu equipar todo o seu escritório.

"Estamos construindo computadores que você simplesmente não pode ouvir", disse Jon Schoenborn, gerente-geral da NW Custom Computers, que é dona e operadora da Endpcnoise.com. Schoenborn, que é co-fundador do negócio, disse que as encomendas se multiplicaram em várias vezes no ano passado, mas recusou-se a dar números específicos sobre as vendas.

Os usuários têm duas opções para silenciar seus micros: equipar as máquinas com novos acessórios ou construir um novo sistema. Um PC silencioso inclui uma unidade de processamento de dados projetada para ser pouco audível, um sistema para dissipar o calor de forma mais eficiente e drives que produzam pouco ruído.

De maneira geral, esses PCs têm níveis de barulho de 25 ou 26 decibéis. O ouvido humano começa a captar sons a partir de 20 decibéis. Uma avenida cheia de carros produz 80 decibéis, enquanto um quarto silencioso durante a noite gera cerca de 30 decibéis.

O custo para "silenciar" um computador é de cerca de US$ 150, de acordo com Schoenborn. Trata-se de um valor baixo para negócios que precisam de PCs sem barulho como estúdios musicais e empresas de design.

Além disso, com usuários de computadores usando cada vez mais seus micros para assistir a DVDs e ouvir canções, eles não querem o barulho do drive como fundo musical.
 Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home