Jovem descobre como evitar calças sujas na chuva

Um experimento baseado em uma fórmula matemática que impede que as calças se sujem nos dias de chuva foi um dos projetos que mais chamaram a atenção hoje durante a exposição dos trabalhos dos participantes do XV Concurso da União Européia para Jovens Cientistas. A invenção pertence ao bielorrusso de 17 anos Konstantin Mulyarchik, uma das 113 "promessas da ciência européia" que competem no concurso.

Mulyarchick disse que sua proposta é que através de uma fórmula matemática, que leva em conta as propriedades das gotas de água e a rotação do pé, possa se calcular uma "velocidade crítica" que evitaria que as pessoas manchassem a barra das calças nos dias de chuva.

"Andar devagar é melhor para manter a roupa limpa", concluiu o estudante, cujo trabalho Gotas sujas ou como caminhar limpo é um dos 75 trabalhos que competem nesta edição. Embora o concurso, que começou no último dia 20 e do qual participam estudantes de 37 países europeus entre 15 e 20 anos, cubra uma ampla gama de disciplinas científicas, o denominador comum entre os projetos expostos no Parque Milenar de Budapeste é a ecologia, a cosmética e a informática.

Os estudantes que participam da competição esperam com impaciência o resultado do concurso, que será anunciado amanhã, na sede do Parlamento húngaro. Os nove prêmios principais, com um valor de 28.500 euros, e os "honorários", que incluem viagens a congressos e instituições científicas européias, são concedidos por um júri internacional formado por doze "eminentes cientistas".
 
EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home