Yahoo tem novo serviço de busca de produtos

da Reuters, em Los Angeles (EUA)

O grupo de mídia de internet Yahoo, ampliando seus esforços no disputado mercado de serviços de busca, lançou hoje uma plataforma que permite que usuários encontrem produtos, comparem preços e façam compras junto a diferentes fornecedores.

"As buscas estão se tornando a maneira mais eficiente de encontrar produtos", disse Rob Solomon, gerente-geral do Yahoo Shopping.

A busca de produtos é um mercado cada vez mais competitivo na internet, com serviços como o MySimon e o PriceGrabber disputando o posto de ponto de partida para as compras dos consumidores, e gerando receitas por meio de comissões e outros honorários.

Ontem, a DealTime relançou seu serviço de busca com o nome Shopping.com, integrando a plataforma DealTime com o serviço de resenhas de consumidores Epinions. O Google, concorrente do Yahoo, também dispõe de uma plataforma de busca de produtos chamada Froogle.

"Certamente o novo serviço no lançamento não estará tão maduro quanto seus concorrentes", avaliou Matthew Berk, analista da Jupiter Research, sobre o novo serviço do Yahoo.

"Ao abrir o catálogo a outros varejistas, que não operam sob a marca Yahoo, eles estão se esforçando vigorosamente para oferecer um site convincente", disse Berk. "Creio que a vantagem competitiva real do Yahoo, no fim, seja sua capacidade de redirecionar o tráfego que a empresa recebe para o novo serviço."

O serviço de busca de produtos do Yahoo está integrado diretamente ao servidor de buscas principal do portal, e oferece uma ampla gama de produtos em toda a internet, de computadores a equipamento de camping, com resultados de busca organizados por relevância.

A tecnologia de busca e coleta de informações sobre produtos foi montada com base no software que o Yahoo passou a controlar ao adquirir a Inktomi, segundo Solomon.

Ao contrário de serviços de busca de produtos anteriores do Yahoo, que ofereciam publicidade irrelevante para o produto procurado, o novo serviço, disse Solomon, só apresenta anúncios diretamente relevantes para a busca, em formato texto, no canto direito da página.

Nacional

No Brasil, um serviço semelhante, e que tem ganhado a simpatia dos usuários é o Buscapé. Na semana passada, o serviço colocou no ar um novo recurso capaz de buscar os produtos também por suas condições de pagamento.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home