Protótipos de monitores projetam imagens no ar

da Folha Online

Em um museu de Tampere (na Finlândia), uma máquina de fumaça projeta a imagem de Mona Lisa em uma folha invisível de partículas de água.

Do outro lado do mundo, na Califórnia (EUA), um estudante de graduação passa sua mão por uma imagem projetada aparentemente pelo ar.

Ambas as invenções representam o mais recente avanço na criação de telas de computadores --elas simplesmente eliminam a tela definitivamente.

Embora não devam substituir os atuais monitores usados em desktops, as chamadas "telas atravessáveis" podem eventualmente ser usadas em exposições, museus e treinamentos militares.

"É algo com que as pessoas têm sonhado há muito tempo", disse Chad Dyner, 29, estudante do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), e inventor do Heliodisplay, um dos protótipos apresentados. "Desde a época do filme 'Guerra nas estrelas', em que um pedido de socorro da princesa Leia foi projetado no ar pelo robô R2D2, as pessoas de todo o mundo querem um daqueles."

Dyner revelou poucos detalhes do desenvolvimento do Heliodisplay. Segundo ele, a máquina modifica o ar sobre o projetor de vídeo, criando uma tela de 68 cm (27 polegadas) capaz de reproduzir qualquer tipo de vídeo. A imagem é bidimensional, pode ser vista de diferentes ângulos e manipulada pelas mãos.

O inventor admite que a tela é mais simples do que a de um monitor convencional, mas diz que espera aprimorar a qualidade da imagem em protótipos futuros. Além disso, uma forte luz reflete nos olhos dos expectadores que chegam muito perto da máquina --uma falha que ele já sabe como resolver.

O estudante contratou dois ex-funcionários de bancos de investimentos para prospectar empresas que possam usar o Heliodisplay. Segundo ele, a invenção já foi encomendada por uma fabricante japonesa de monitores e pelo exército dos EUA. Isso sem contar as mais de 250 mil visitas recebidas por seu site.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home