Fórum revela tendência de casa futurista

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo, em San José (EUA)

Comunicação sem fio, videotelefone e chips mais velozes. Esse foi o tom do Intel Developer Forum, realizado na semana passada na Califórnia e que reuniu mais de 5.000 pessoas durante três dias.

O centro de convenções de San José, onde aconteceu o evento, trouxe simulações de casas conectadas sem fio.

Na calçada, um ônibus-trailer reunia as facilidades, mostrando como programar filmes e assisti-los on-line, além de telefones celulares com videoclipes.

O vice-presidente da empresa e gerente-geral da divisão de plataformas, Louis Burns, mostrou ao público as novas tendências de conectividade e tecnologias que vão permitir que uma casa esteja totalmente conectada à internet.

Um dos destaques apresentados pelo executivo foi o Gateway LCD TV Media Center.

Equipado com o chip Intel Pentium 4 e tecnologia Hyper-Threading, que melhora a execução simultânea de tarefas como gravar um filme e jogar um game, o equipamento está prometido para chegar ao mercado americano até o final deste ano.

Outro produto apresentado por Burns foi um novo set-top box, equipamento que permite assistir a programas de vídeo baixados da internet. O usuário escolhe o filme que quer ver, faz o pedido e paga por ele para depois ligar sua TV e desfrutar do jogo de seu time predileto, por exemplo.

Na verdade, esse sistema equivale ao utilizado pela TV a cabo, em que o telespectador paga por uma partida de jogo que vai passar na televisão.

O Intel 815 Digital Set Top Box Reference Design já está disponível nos EUA. O aparelho também permite que o usuário transfira vídeo, fotos e música de seu microcomputador para uma televisão ou um aparelho de som.

Outro lançamento com muita campanha de marketing foi um celular com chip Intel e acesso à internet. Com tecnologia FastTap, o aparelho pode facilitar a digitação de letras, que estão associadas a números do teclado.

A empresa utilizou um flahmob (multidão reunida para um fim sem nenhum propósito político por alguns minutos) para mostrar pessoas que utilizavam um cartaz com um sinal na mão e o público poder ver na tela do celular a movimentação que se juntava na calçada de uma cidade distante da Califórnia ao vivo.

A jornalista Marijô Zilveti viajou a San José a convite da Intel  

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home