Polonesa de 80 anos recebe diploma de engenheira

Kazimiera Wojcikowska, uma polonesa de 80 anos, recebeu hoje o diploma de licenciada do Instituto Politécnico de Varsóvia. "Fiz (o curso) para que ninguém possa me jogar na cara que não tenho estudos superiores de verdade", justificou a mulher, após defender a tese sobre "A corrosão das construções de aço e os métodos para preveni-la".

A comissão examinadora lhe deu nota 5, a mais alta, e destacou que foi uma das graduadas mais brilhantes dos cursos de licenciatura da Faculdade de Pontes e Caminhos.

Wojcikowska abandonou os estudos de engenharia em 1969 e, em 1974, os retomou para conseguir o título de licenciada, mas teve que interrompê-los por problemas pessoais. Nunca perdeu, no entanto, a esperança de que algum dia conseguiria completar seus conhecimentos, passar no último exame que restava e ter nas mãos o tão desejado título.

"Só faltava uma matéria para tirar o título, mas tive um infarto e, para salvar a vida, para recuperar a saúde, tive que interromper os estudos", contou a mulher aos jornalistas que cobriram a formatura no Instituto Politénico de Varsóvia.

"Que meu exemplo sirva de prova de que nunca é muito tarde para estudar. Já que, desde 1974, até agora tentei constantemente encerrar a carreira com o título de licenciada, mas a vida às vezes complica nossos planos", comentou Kazimiera.

"Nesses casos, o mais importante é ser mais cabeça-dura que o destino, que a vida, e vencer no final", aconselhou.

 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home