Novo tipo de marca d'água tenta combater as fraudes

Vivien Marks
New Scientist


As impressoras comuns de escritório poderiam criar documentos com uma "marca d'água" que não pode ser fotocopiada. Seus inventores dizem que a técnica tornará mais difícil a falsificação, mas outros afirmam que sua simplicidade não ajuda muito a combater as fraudes.

Pesquisadores dos Laboratórios Xerox em Webster, Nova York, fizeram a descoberta enquanto estudavam por que as imagens feitas por impressoras a laser às vezes mostram manchas brilhantes. Essas imagens são feitas de pontos de quatro cores diferentes dispostos em uma estrutura regular conhecida como grade de meio-tom. Cada ponto é uma bolha de polímero que capta a luz em um ângulo específico, como gotas de condensação à luz do sol.

Isso significa que áreas com alta densidade de pontos parecem mais
brilhantes que áreas de baixa densidade.

Mas exatamente como os pontos captam a luz também depende da maneira como estão dispostos. Por exemplo, os pontos arranjados em linhas verticais captam a luz em um ângulo diferente dos pontos em linhas horizontais, diz Chu-heng Liu, um físico da Xerox que participou da equipe que descobriu como explorar esse efeito.

A idéia deles é mudar o brilho de uma imagem variando a estrutura de sua grade de meio-tom. Assim, uma área da imagem poderia ser impressa usando uma estrutura de grade vertical, enquanto áreas adjacentes seriam impressas com uma grade horizontal. Quando exposto a um ângulo de luz, o padrão formado pelas diferentes grades é fácil de distinguir. O resultado é uma imagem chamada Glossmark (marca de brilho). Superposta à imagem convencional, ela só pode ser vista inclinando-se o papel para um lado e para outro sob a luz.

As glossmarks não podem ser copiadas porque as fotocopiadoras são incapazes de "vê-las", a menos que sejam vistas sob certo ângulo. Mesmo que pudessem, as copiadoras seriam incapazes de reproduzir o aspecto brilhante da imagem.

Agora o grupo desenvolveu um software que pode dizer a uma impressora para produzir marcas de brilho. Como não há necessidade de toner ou equipamento especial, a técnica deverá funcionar nas impressoras de alta qualidade atuais como as que existem em escritórios e gráficas. A Xerox ainda não determinou como a nova tecnologia será licenciada. "Poderia se tornar um plug-in para um programa como o Photoshop", diz Rob Rolleston, diretor da equipe de pesquisa.

A Xerox afirma que a técnica deverá ajudar a proteger documentos contra
fraude. Mas os críticos não têm tanta certeza. "Os documentos necessitam de diversos dispositivos de segurança complementares, não apenas um que supostamente garante a ausência de falsificação", diz Rudolf van Renesse, um especialista em segurança óptica de documentos baseado na Holanda. Rolleston admite que há certa verdade nisso. "Qualquer coisa que você colocar lá vai ser forjada, se compensar o tempo e o esforço necessários."

Tradução: Luiz Roberto Mendes Gonçalves


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home