Molécula impede fase inicial da contaminação pelo vírus da Aids

da Folha Online

Uma nova molécula que atua na primeira fase da contaminação do vírus HIV-1 pode ajudar na pesquisa da cura e de métodos de prevenção contra a Aids. Até hoje, as drogas antivirais só atuavam na segunda e na terceira fase da contaminação.

Segundo artigo publicado na Pnas (Proceedings of the National Academy of Sciences), para infectar uma célula de defesa do organismo conhecida por CD4, o HIV-1 cria uma conexão com sua membrana. Então, através de co-receptores presentes na membrana da célula, o vírus consegue se fundir com ela e iniciar seu processo de reprodução.

A substância, sintetizada pelo laboratório Bristol-Myers Squibb, é chamada pelos pesquisadores de BMS-378806. Ela atua na ligação do HIV-1 com a célula CD4, sendo a primeira molécula, de acordo com os pesquisadores, a realizar essa tarefa.

A parte realmente interessante do estudo é que a BMS-378806 pode se tornar uma droga importante no combate à Aids porque ela exibe efeitos farmacológicos em concentrações mínimas, é pouquíssimo tóxico e pode ser administrado por via oral.

Os bons resultados, porém, são apenas preliminares e ainda trazem muitas coisas a resolver. Os pesquisadores detectaram, por exemplo, que, como contra todas as drogas antivirais, o HIV-1 se torna resistente a ela com certa facilidade e ela atua apenas contra esse vírus, ficando de fora o HIV-2 e o vírus que ataca o sistema imunológico dos macacos.

Os pesquisadores acreditam que a evolução das pesquisas e o entendimento de como a molécula atua no vírus permitirão a criação de uma variedade mais eficiente da droga, passível de ser comercializada.  

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home