Holanda autoriza venda de maconha como remédio

Produto será vendido sob prescrição médica nas farmácias do país

Amsterdã (Das agências internacionais) – A Holanda se tornará nessa semana o primeiro país do mundo a vender maconha como remédio sob prescrição nas farmácias do país, como tratamento para certas doenças crônicas. O governo deu uma autorização às 1.650 farmácias do país para vender a droga a pacientes de câncer, aids, esclerose múltipla e síndrome de Tourette (que provoca tiques e movimentos involuntários). "O que é único é que estamos tornando (a maconha) disponível apenas sob prescrição em todas as farmácias", disse Willem Scholten, chefe do Escritório de Canabis Medicinal do Ministério da Saúde.

Na Holanda, a venda de pequenas quantidades de maconha em cafés é tolerada e regulamentada. O governo, que reconheceu que muitos doentes crônicos vinham comprando o produto nos cafés, disse que a droga somente poderá ser prescrita pelos médicos quando já tiverem sido esgotados os tratamentos convencionais.

O Ministério da Saúde recomenda aos pacientes diluir a maconha – que virá na forma de flores secas da planta de canabis – em um chá ou usá-la como um spray em um nebulizador. Além das farmácias, 80 hospitais e 400 médicos serão autorizados a distribuir as doses de cinco gramas da maconha medicinal SIMM18 a 44 euros (R$ 143) o frasco, ou da Bedrocan, mais potente, a 50 euros (R$ 162).


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home