CDs e DVDs poderão ter o mesmo fim que o vinil

Com os consumidores cada vez mais recorrendo a downloads de música e filmes, o fim dos CDs e DVDs será inevitável e está próximo, prevê em um novo estudo a Forrester Research. "O fim da mídia física está se aproximando", diz o estudo "Dos Discos aos Downloads", divulgado hoje. "Em um empenho para combater a pirataria de troca de arquivos, as companhias de música e cinema vão adotar os downloads legítimos e os serviços de execução online, criando uma nova era de distribuição de mídia".

Conforme o estudo, 20% dos norte-americanos baixam arquivos de mídia da Internet. Destes, metade admite que está comprando menos CDs. A Forrester prevê que, em cinco anos, 33% das vendas de música virão de downloads. Em termos de vídeo, 15% do mercado de locação será distribuído em canais de mídia digital online ou de vídeo por encomenda de emissoras de TV paga até 2005, segundo o levantamento. Com a alta desse mercado, certamente haverá baixas em outro lado da guerra de mídia.

"A guinada da mídia física para a digital vai causar estragos para varejistas como Tower Records e Blockbuster. Estamos prestes a ver uma mudança de poder na indústria do entretenimento", disse Josh Bernoff, analista da Forrester. Bernoff acredita que os serviços de música online legítimos, como Apple iTunes Music Store e MusicMatch, aliados aos processos judiciais contra pessoas que baixam arquivos online já estão evidenciando a virada da indústria. Quanto ao setor de cinema, ele prevê que os executivos terão a vantagem de aprender com os erros e acertos da indústria fonográfica, uma vez que a tecnologia de vídeo online está sempre cerca de três anos atrás do áudio.

A Forrester afirma que a indústria fonográfica terá uma receita mundial de cerca de US$ 500 mil em 2004 somente com música online. "Os CDs, DVDs e outras formas de mídia física se tornarão obsoletos", conclui Bernoff.

Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home