Crackers organizam ataques a listas anti-spam

Alexandre Mandl

A última moda dos crackers é atacar iniciativas que lutam contra o spam. Servidores que guardam a lista de remetentes spammers estão sendo alvos, desde a última quarta-feira, de ataques de negação de serviço. A confirmação é que um blocklist esteve inoperante desde a madrugada da sexta-feira passada.

Informações de boa parte dos blocklists é que os ataques chegam de diversas fontes. Os crackers teriam espalhado trojans pela rede para organizar a ofensiva. A onda de atividades de negação de serviço se intensificou principalmente no começo da semana passada. Porém, provedores de Internet e empresas anti-spam afirmam que o planejamento da iniciativa já tem mais de um mês.

A principal lista de remetentes anti-spam que está inoperante é a Osirusoft. A companhia informou a provedores de Internet que foi alvo de mais de cem mil fontes de ataques de negação de serviço. Todos os seus servidores, presentes em dez países, foram desativados por motivos de segurança.

A recomendação é que até os responsáveis pelos ataques serem identificados, os provedores de Internet e email se baseiem em listas de remetentes anti-spam armazenadas em redes peer-to-peer (P2P). Muitos aconselham a criação de um serviço semelhante ao Spamnet.com,gratuito.

Provedores de Internet brasileiros não foram afetados até agora pelo problema. A maioria não utiliza as blocklists internacionais e sim mecanismos próprios.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home