Verme provoca ataques em doentes

JULIO ABRAMCZYK
Colunista da Folha de S.Paulo

Uma das principais causas de ataques epilépticos na população dos países em desenvolvimento é o consumo de carne de porco contaminada por um verme. Ele provoca a neurocisticercose, doença que atinge o sistema nervoso central. Especialistas estimam em cerca de 400 mil o número de pacientes sintomáticos na América Latina.

No México e no Peru, 12% dos leitos hospitalares da neurologia são ocupados por doentes infectados pela larva da Taenia solium, (a conhecida lombriga presente também no intestino humano), relatam Héctor H. Garcia e colaboradores do Grupo de Trabalho sobre Cisticercose no Peru, na revista "The Lancet" deste mês.

Após a contaminação, por ação dos sucos gástrico e intestinal, embriões são liberados dos ovos, caem na circulação sanguínea e se fixam nos vasos terminais. As manifestações clínicas dependem do órgão afetado.

A neurocisticercose e a cisticercose oftálmica estão entre as mais fequentemente identificadas. Mas ocorrem invasões também no tecido submucoso (sob a pele) dos braços ou do tórax.

O tratamento da neurocisticercose pode ser cirúrgico ou com drogas anti-parasitarias. Mas a principal medida é o controle da doença nos porcos. A droga de uso veterinário oxfendazole tem mais de 95% de efetividade em impedir a proliferação do verme.  


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home