Nova insulina tem efeito de 24 horas

LILIANA FRAZÃO
da Folha de S.Paulo


Até o final deste mês, deve chegar ao Brasil a única insulina que age no organismo durante 24 horas. Além de facilitar o cotidiano do diabético, que precisa aplicá-la apenas uma vez por dia, a insulina glargina melhora o controle da glicemia (taxa de açúcar no sangue).

Produzida pelo pâncreas, a insulina é um hormônio que ajuda a transportar o açúcar obtido pela alimentação para dentro das células. O diabetes tipo 1 ocorre quando o pâncreas não secreta insulina. No diabetes tipo 2, a produção é insuficiente ou o organismo não consegue utilizar o hormônio adequadamente.

Até agora, o tratamento exigia pelo menos duas aplicações de insulina de ação prolongada por dia, pois seu efeito dura cerca de 14 horas. Além disso, os produtos convencionais provocam picos de insulina no organismo que levam à hipoglicemia --a taxa de açúcar no sangue fica abaixo dos níveis normais, gerando sintomas como fome súbita, tontura, cansaço sem motivo aparente, suor excessivo e taquicardia. Indicada para os dois tipos de diabetes, a nova insulina reduz bastante o risco de hipoglicemia, pois seu nível no organismo se mantém estável durante todo o dia.

"A insulina glargina é um marco no tratamento do diabetes", afirma o endocrinologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Antonio Chacra, que é presidente da Associação Latino-Americana de Diabetes e vice-presidente da Federação Internacional de Diabetes. Alguns de seus pacientes estão usando o produto, importado dos EUA, há mais de um ano, com excelentes resultados, segundo o médico. "A nova insulina melhora a qualidade de vida dos diabéticos."

Por permitir um melhor controle da doença, a insulina glargina pode também reduzir as complicações decorrentes do diabetes, que, de acordo com Chacra, ainda são bastante comuns no Brasil. Estima-se que existam cerca de 5 milhões de brasileiros com diabetes. A doença é a principal causa de cegueira adquirida do país e pode gerar problemas cardiovasculares, falência renal e, no caso dos homens, impotência.
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home