Ensino a distância traz desafios para todos

Estudar sem a presença física do professor ganhou novo sentido e um alcance tremendamente ampliado. É uma grande oportunidade para alunos, professores, governo e projetistas de sistemas.

Robson Santos

Desde muito tempo existem os cursos por correspondência e os cursos transmitidos pela televisão ou por meio de fitas de vídeo. Agora a transmissão de informação pela internet acelera o processo e permite a inclusão de mais pessoas no processo de ensino-aprendizagem.

O desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação tem contribuído para baratear os processos de transmissão e o acesso aos equipamentos por parte de instituições e estudantes, nas palavras do professor Neri dos Santos, do Laboratório de Ensino a distância da Universidade Federal de Santa Catarina.

Um novo desafio. Ao navegar no ambiente web, o usuário precisa ter respostas para as seguintes questões básicas: onde estou? Para onde posso ir? Como chegarei lá? Como poderei voltar para onde estava?

Já um website de educação, em termos de usabilidade, precisa atender a alguns requisitos mínimos. Uma interface para educação a distância baseada na web precisa, também, informar ao usuário: por onde começar? É necessário conhecimento ou ferramenta especial? Como saber se o que é dito é verdadeiro? Como saber se a informação lhe é adequada? Como é possível experimentar por si só? O que fazer no caso de querer aprender mais ou menos? E se houver dúvidas?

O incentivo à educação a distância abre perspectivas positivas para projetistas de sistemas e de interfaces, pois será necessário desenvolver produtos que atinjam e satisfaçam um público interessado em aprendizado e em conhecimento de qualidade.

O papel do designer de interfaces é fundamental, uma vez que é através da interface que o usuário pode acessar o conteúdo. Necessário se faz, também, um aprofundamento das questões de usabilidade específicas a sistemas de aprendizagem.

Se a usabilidade é um fator importante em websites de educação, há outros importantes que devem ser considerados, como as questões pedagógicas específicas referentes à avaliação de desempenho, ao estímulo para a aprendizagem, tutoria, entre outras.

Uma das questões fundamentais é o papel do instrutor e do professor no processo, e a importância do processo de auto-instrução.

Para Francisco José da Silveira Lobo Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT, a atual pauta temática da educação a distância refere-se a três características.

A primeira diz respeito a suas reais possibilidades de abertura e ampliação de oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, como resposta adequada às exigências de mais e melhor formação em uma modernidade globalizada e competitiva.

A outra característica está relacionada com a sua consistência como solução de problemas e dificuldades colocadas pela falta de disponibilidade de tempo de candidatos a cursos de diferentes níveis e modalidades, pela exigüidade de espaços e carência quantitativa para seu atendimento.

A terceira característica é seu real valor como instrumento eficaz de renovação e mudança de paradigmas pedagógicos diante das ilimitadas potencialidades das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Diversos educadores e pesquisadores têm se debruçado sobre o tema e discutem o assunto em congressos e seminários. Já existem diversas iniciativas e projetos desenvolvidos por universidades brasileiras envolvendo a educação a distância de nível superior. O Governo Federal se prepara para encarar os novos desafios da educação a distância ampliando seu alcance através de metas de oferecimento de cursos de nível superior públicos, gratuitos e de qualidade.

Para discutir as experiências de ponta da EAD no País e o novo incentivo das universidades e Governo Federal, especialistas e profissionais se reunirão no II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, a se realizar em Brasília, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, com o incentivo do MEC por meio da Secretaria de Ensino Superior a Distância – SEED. Durante o congresso ocorrerão palestras, apresentações de trabalhos, painéis e mesas redondas. Também serão oferecidos minicursos com os seguintes temas: Tutoria, Grupo Ware, Pedagogia de Projetos, e Ferramentas.

Também a Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED, Pólo Rio de Janeiro realiza o seu segundo encontro do ano no dia 26 de agosto, às 18:30 hs, no CEAD/UniRio. Na agenda do encontro estão informações sobre o X Congresso Internacional de Educação a distância da ABED e a palestra "Explorando a Avaliação em um Curso à Distância". [Webinsider]

.......................................................................................
Fontes:
. UniRede – www.unirede.br
. FLEMING, Jennifer. Web navigation: designing the user experience. Sebastopol, CA; O’Reilly, 1998.
. NETO, Francisco José da Silveira Lobo. Educação à distância: regulamentação e realização. Boletim Técnico do Senac, v. 28 – n. 2, maio-ago. 2002.
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home