Internet é arma na guerra da informação

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S.Paulo


O atentado que devastou a sede da ONU em Bagdá, matando o representante especial da entidade no país, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e os ataques entre israelenses e palestinos, ocorridos na semana passada, sugerem uma escalada do terrorismo.

A internet é um bom termômetro para medir a temperatura do noticiário, com informações atualizadas minuto a minuto, oferecendo ao internauta repercussões e mapas, além de análises.

Em inglês, há páginas do governo norte-americano com seções especiais dedicadas ao combate do terrorismo.

Em vários idiomas

A definição de terrorismo é discutida entre os grupos que se defendem, justificando seus atos, baseados em um movimento ideológico, social e político.

As medidas da ONU contra o terrorismo podem ser lidas, em espanhol, na página www.un.org/spanish/terrorismo/index. Há notícias e links para um debate sobre medidas para eliminar o terrorismo internacional.

O site da União Européia permite ler em 11 idiomas (inclusive o português) convenções estabelecidas entre os países membros da UE, ações e prevenções em europa.eu.int/scadplus/leg/pt/s22004. É possível ainda pesquisar documentos.

Após os atentados ocorridos em 11 de setembro nos EUA, o Departamento de Estado publicou um documento, em usembassy.state.gov/srilanka/wwwhot1006, que lista 28 organizações de terrorismo estrangeiras.

Se o internauta escrever "terrorism" (sem aspas) no campo de buscas (Search) da página oficial do Departamento de Estado dos EUA (www.state.gov), vai encontrar mais de mil documentos sobre o assunto.

Em www.state.gov/interntl, os dois links Terrorism dão conta de ações e campanhas.

O site oficial do FBI (polícia federal dos EUA), www.fbi.gov, tem o link Terrorism, que traz fotos de procurados, publicações e links de outras agências do país que lutam contra o terrorismo.

A página oficial da Casa Branca (www.whitehouse.gov) oferece textos em espanhol e em inglês, além de áudio, com o discurso do presidente dos EUA, George W. Bush, que relata os ataques à sede da ONU em Bagdá e o ataque de um homem-bomba a um ônibus, em Jerusalém, que fez 20 mortos.

O Departamento de Justiça dos EUA mantém em seu site (www.usdoj.gov) notícias, discursos, relatórios e manuais. A página do Terrorism Research Center (www.terrorism.com) oferece estatísticas e análises sob o ponto de vista norte-americano.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home