Estresse o chefe como fator de risco

Por Riad Younes

O chefe pode ser um problema de saúde pública. Um estudo controlado e recentemente publicado na revista Occupational and Environmental Medicine, realizado pelo dr. N. Wager, da Universidade de Duckinghamshire, Inglaterra, avaliou o efeito da percepção dos chefes pelos empregados, sobre o comportamento da pressão arterial dos funcionários.
Os pesquisadores avaliaram 28 mulheres, auxiliares de enfermagem que trabalhavam em dias diferentes sob a supervisão de enfermeiras percebidas como amáveis, justas ou não amáveis e injustas. Observaram as alterações da pressão arterial medida de 30 em 30 minutos durante o horário de trabalho.
Adivinhe os resultados. As auxiliares que trabalhavam com supervisoras “déspotas” apresentaram aumento persistente da pressão arterial (média de elevação de 15 mm de mercúrio) durante todo o período, enquanto a presença de supervisoras “boazinhas” manteve a pressão arterial estável.
Estudos prévios demonstraram que um aumento de apenas 10 mm de mercúrio na pressão arterial eleva o risco de infarto e de doenças cardíacas em 16%, e de derrame cerebral em 38%. Os pesquisadores advertem. Chefe pode ser prejudicial à saúde.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home