Lazer contra a demência 


A deterioração progressiva, quase inexorável, da atividade intelectual de algumas pessoas idosas está se tornando um problema freqüente, e um desafio para os médicos que tratam de pessoas cada vez mais velhas na sociedade. A prevenção, ou até o simples retardo do aparecimento da demência, tem merecido estudos intensos nos diferentes centros médicos.
Sobre esse assunto, o dr. J. Verghese, das faculdades de Medicina Albert Einstein e Syracuse, ambas em Nova York, realizou um estudo interessante, publicado recentemente na revista New England Journal of Medicine. A pesquisa avaliou o impacto de atividades de lazer na incidência de demência senil em 469 idosos (maiores de 75 anos) acompanhados ao longo de cinco anos.
As atividades de lazer (incluindo leitura, jogos de salão, música e dança) foram associadas com menor risco de demência, tanto por Alzheimer quanto por problemas vasculares. Esses resultados devem orientar as autoridades de saúde pública, os geriatras e familiares de idosos no sentido de estabelecerem programas de lazer rotineiros para pessoas com idade acima de 75 anos. A medida pode evitar a trágica instalação e progressão da demência.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home