Notebooks terão bateria de célula de combustível

O conglomerado japonês de tecnologia NEC desenvolveu uma pequena célula de combustível que será testada no mercado dentro de dois anos e deve melhorar sensivelmente a vida útil das baterias de notebooks.

Um porta-voz da empresa informou hoje que a célula vai fazer com que um notebook seja capaz de operar por 40 horas seguidas, o que é cerca de 10 vezes mais do que as baterias atuais de lítio.

A NEC trava uma dura disputa com rivais como a Toshiba além de concorrentes na Coréia do Sul e dos Estados Unidos que estão correndo para colocar celulas de combustível comercialmente viáveis.

A empresa pretende testar o mercado em 2004 com um notebook que contará com uma célula que tem vida útil de cinco horas. A Toshiba anunciou em março o lançamento, também em 2004, de uma célula que usa metanol como combustível e terá capacidade para cinco horas de uso contínuo.

As células de combustíveis, que usam hidrogênio e oxigênio e os transformam em eletricidade, não precisam de recarregamento como as baterias comuns. Elas dependem de um refil de combustível, como gás hidrogênio ou metanol líquido para continuarem funcionando.

 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home