Informação em pílulas

Camila Artoni

Um chip de 5 mm acaba de bater o recorde de menor livro do mundo segundo o Guinness. Fabricado no Laboratório de Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a plaquinha carrega as 180.568 palavras de uma versão inglesa do Novo Testamento em letras de ouro 24 k.

Os autores da façanha são Pawan Sinha, professor de neurociência visual, e Pamela Lipson, fundadora de uma empresa de software. Quando eram doutorandos no instituto nos anos 90, eles aproveitaram as horas vagas para desenvolver o programa que gerencia o processo de impressão, semelhante à tecnologia empregada na gravação de microchips eletrônicos.

O livro foi composto em letras do tamanho de uma hemácia, 4 micra (um mícron é igual à milésima parte do milímetro). Para ser lido, é preciso ampliá-lo 600 vezes. O material empregado, afirma o casal, é resistente ao calor, à umidade e à radiação eletromagnética, e pode vir a ser importante no armazenamento de dados - por não ser digital, o livro continuará legível mesmo quando nosso modelo de computação for obsoleto.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home