Encontrados na Etiópia fósseis humanos mais antigos

Crânios encontrados no deserto central da Etiópia, na África, podem ajudar a explicar o surgimento do Homo sapiens. Com 160 mil anos de idade, são os mais antigos fósseis do homem moderno já encontrados. O achado reforça a teoria "Out of Africa", segundo a qual nossa espécie surgiu na África e não em diversos lugares do mundo ao mesmo tempo, segundo os cientistas.

"Os ossos possuem todas as características dos humanos modernos, não falta nada", segundo Daniel Lieberman, estudioso da evolução humana na Universidade Harvard, em Cambridge, no estado americano de Massachusetts. O crânio adulto tem uma caixa cerebral redonda e um rosto achatado, mas também possui outras características levemente mais primitivas, como os olhos bastante espaçados. Isso coloca o fóssil como o primeiro dos Homo sapiens, sendo classificado pelos pesquisadores, liderados por Tim White, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, em uma subespécie, a Homo sapiens idaltu.

Foram encontrados dois crânios completos, um de adulto e o outro de uma criança, e grandes fragmentos do crânio de outro adulto. Eles estavam misturados a ossos de hipopótamos e antílopes e muitas lâminas e instrumentos. As ferramentas mostram uma tecnologia da Idade da Pedra claramente avançada. Os crânios possuem marcas de lâminas, o que pode significar que eles tiveram suas peles retiradas após a morte para preservação dos ossos. O crânio da criança tem um brilho distinto, o que sugere, segundo White, que ele foi usado repetidamente e pode até ter sido um objeto de decoração. "Esse pode ser o primeiro vislumbramento de emoção a cerca da morte", ele acredita.

Os pesquisadores agora procuram descobrir como nossos ancestrais evoluíram dentro da África. As possibilidades a serem exploradas são se eles surgiram no leste e se espalharam, ou se apareceram em regiões diferentes do continente. Mas esse mistério só poderá ser solucionado com mais fósseis. "Até agora os fósseis que encontramos estão muito dispersos", afirma White. "Talvez essa nova descoberta prenda a atenção das pessoas nesse período.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home