Pequena empresa desafia Microsoft com PC próprio

Alexandre Mandl

O Linux realmente pode mover montanhas. Pelo menos é essa a teoria da companhia americana Linare. Com apenas 30 funcionários, a empresa aposta que o seu PC de US$ 199, com Linux instalado, pode ser o maior sucesso.

A tática da empresa americana é semelhante ao que o Wal-Mart faz com o seu atacadão de PCs. O segredo dessa iniciativa é usar o Linux e os componentes mais baratos do mercado para montar máquinas. Pois bem, com essa combinação, computadores começam a surgir no mercado por ninharias. É justamente pelo bolso que companhias como a Linare querem ganhar o consumidor da Microsoft.

Para ter um atrativo ainda maior, a Linare afirma que o seu Linux é especialmente preparado ao seu hardware. Quem comprar o seu PC Linare terá um sistema formatado para as especificações do seu PC. É como se fosse uma adaptação da política da Apple ao mercado do pingüim.

De acordo com a companhia, o PC vem com um processador VIA de 1 GHz, 128 MB de memória, 20 GB de disco rígido, um Linux com interface KDE e com o OpenOffice instalado.

Mercado Mundial

A estratégia da Linare não é apenas ganhar o consumidor americano, mas dos quatro cantos do mundo. No caso, os olhos da companhia crescem principalmente para o mercado indiano. No país de Gandhi, muitos usuários ainda utilizam PCs arcaicos com Windows 3.1. Oferecer uma alternativa de ponta com preço atrativo é o que falta ao país. Logo, uma das principais apostas da companhia é chegar a esse público.

Quando se fala de Estados Unidos, a empresa quer se firmar como uma porta de entrada do Linux. Seria o equivalente a oferecer aos americanos uma introdução barata de um PC com o pingüim.

Questionada sobre uma possível chegada ao mercado brasileiro, a Linare informa que "não existe nenhuma previsão quanto ao assunto".

Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home