BC cria serviço contra juros

O governo contará com mais um forte aliado para a redução do custo das operações de crédito. Começa a funcionar em julho, em sistema experimental, a nova Central de Risco do Banco Central, um grande cadastro de dados sobre os clientes de bancos.
Segundo o chefe do Departamento de Supervisão Indireta do BC, Vânio Cesar Pickler Aguiar, a central permitirá uma análise mais detalhada do perfil dos tomadores de empréstimos, o que poderá resultar na queda dos juros para os bons clientes. Isso porque, a inadimplência é o principal argumento para os juros altos. O sistema também é conhecido como SPC do bem.

- Informação mais abertas melhoram a concessão de crédito e podem provocar a queda dos juros e do spread bancário (diferença entre a taxa que a instituição financeira paga para captar recursos e a que cobra de seus clientes) -, afirmou Aguiar.

Os dados serão liberados para os bancos e também para o cliente, que precisará solicitar uma senha ao BC, pela internet no site www. bcb.gov.br,.

Já existem estudos para que a senha seja obtida no banco em que o interessado é correntista. Assim, o próprio cliente poderá conferir se há erro nas informações e corrigi-las rapidamente.

A Central de Risco reúne informações sobre devedores do sistema financeiro e foi criada em 1997. Mas, após estudos, o BC decidiu detalhar os dados dos devedores.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home