Desemprego é o maior em 14 meses e renda despenca

Nos cinco primeiros meses do governo Lula foram 580 mil novos desempregados
Um dia depois de o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, dizer que o país está saindo da UTI, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que a população mal consegue respirar entre as reduções salariais e a disputa por trabalho.

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego e Rendimento (PME) de maio, o ganho habitual do trabalhador despencou 14,7% em relação ao mesmo mês de 2002 – a maior queda já captada desde outubro do ano passado, quando passou a ser possível fazer esse tipo de comparação na nova metodologia da pesquisa, adotada em outubro de 2001. Em relação a abril, o recuo foi de 2,9%. Já o desemprego atingiu 12,8% da população economicamente ativa, perdendo apenas para o índice mensal de março de 2002 (12,9%). Em abril deste ano, a taxa havia ficado em 12,4%.

Para o economista Cimar Azeredo, do IBGE, as reduções salariais estão relacionadas à lei da oferta e da procura. Na semana da pesquisa, um exército de 2,701 milhões de pessoas procurava emprego. O montante era 4,2% maior do que em de abril. Já a população ocupada cresceu apenas 0,4% entre os dois meses. Em dezembro do ano passado, o número de desocupados era de 2,12 milhões.

"Está havendo uma absorção cada vez menor dos desocupados pelo mercado de trabalho", destaca o economista. Segundo ele, este fator faz com que muitas pessoas trabalhem em setores informais. "O empregado sem carteira assinada tem menor poder de barganha e sua renda acaba caindo", avalia.
No ano
Os cinco primeiros meses de governo Lula registraram um forte acréscimo no desemprego do país. Segundo IBGE, 580 mil brasileiros entraram para o grupo de desempregados em 2003, o que representa um aumento de 27,35% em cinco meses. Somente de abril para maio deste ano, 100 mil pessoas ficaram desempregadas.

Gazeta do Povo
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home