95% das empresas no Brasil têm computadores

Bruno Ferrari, da INFO
 
SÃO PAULO – Os PCs estão presentes em 95% das empresas brasileiras, segundo pesquisa divulgada pelo NIC.br.

O estudo TIC Empresas 2007 mostra o perfil do uso da tecnologia da informação em empresas de todos os portes no Brasil. Das 95% que possuem computadores, 97% afirmaram estar conectadas à internet de alguma forma. Os dados gerais – incluindo as empresas que não estão informatizadas – mostram que 92% estão ligadas à rede.

Entre as tecnologias adotadas pelas companhias que acessam a web, a maior parte delas (64%) utiliza xDSL. O acesso via cabo está em 18%, enquanto a conexão por rádio aparece em 15% das respostas. A internet por linha discada ainda é realidade em 8% das empresas e a conexão por rede de telefonia celular representa 4% do total.

“40 por cento das empresas brasileiros que têm acesso à internet possuem um website. No sudeste, a relação é maior e passa dos 50%”, afirma Mariana Balboni, gerente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.

Em relação à mesma pesquisa apresentada no ano passado, o acesso a redes sem fio mostrou um crescimento substancial, passando de 17 para 28%. Por outro lado, as redes cabeadas tiveram um decréscimo de 87 para 77% das empresas com internet.

Uso de software

O software livre está presente em 28% das empresas brasileiras, o mesmo percentual da pesquisa divulgada no ano passado. Nas companhias com mais de 250 funcionários, 61% utilizam programas livres em servidores ou clients.

Em relação ao uso de software ERP, 47% das empresas nacionais usam a tecnologia para integração de dados e processos, sendo que 50% delas se apóiam em soluções de CRM para o gerenciamento das informações de seus clientes.

Já em relação à preocupação com a segurança, a pesquisa levantou que, em média, apenas 40% das empresas brasileiras acima de 10 funcionários têm algum tipo de política para a segurança das informações. Esse valor aumenta consideravelmente na medida em que o número de colaboradores aumenta, chegando a 81% nas corporações com 250 funcionários ou mais.

A pesquisa TIC Empresas 2007 foi realizada entre os meses de outubro de novembro de 2007 pelo NIC.br, órgão criado para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br. No total, foram ouvidas 2,3 mil empresas com mais de dez funcionários, listadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e no Cadastro Central de Empresas do IBGE.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home