NEC faz supercomputador para simular a Terra

Max Alberto Gonzales, da INFO
 
SÃO PAULO – A NEC construirá um novo supercomputador para simular o comportamento do planeta Terra.

Pelo contrato, anunciado hoje no Japão, o computador de velocidade ultra rápida será usado pela Agência Japonesa de Tecnologia e Ciência Marinha-Terrestre (Jamstec) para análises e projeções de fenômenos ambientais de escala global do sistema Earth Simulator. Além disso, dará suporte a pesquisas para o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU.

O que tornará a máquina peculiar é seu poder de processamento: até 13 teraflops, ou 131 trilhões de operações em pontos flutuantes por segundo. Um número em ponto flutuante é composto por um algarismo e um expoente, ideal para o trabalho dos computadores.

A sede do Jamstec no Yokohama Institute for Earth Sciences receberá o supercomputador cujo início de funcionamento é previsto para março de 2009. A máquina acompanhará fenômenos climáticos e ambientais complexos como o aquecimento global, El Niño, tufões, poluição marítima e atmosférica.

O atual Earth Simulator já ostentou o título de computador mais rápido do mundo, em 2002, quando superou o poder de processamento do líder anterior em sete vezes e detonou uma corrida entre institutos e fabricantes norte-americanos para superá-lo.

O valor do contrato entre NEC e a Jamstec para a nova máquina não foi revelado.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home