Professor do RS cria comando de voz

Max Alberto Gonzales, da INFO
 
SÃO PAULO – O professor Adriano Petry vai comandar da Turquia computadores e máquinas em Canoas (RS), usando só a voz.

O professor de informática da Ulbra (Universidade Luterana Brasileira) foi convidado pelo congresso Applied Computing Conference 2008 para apresentar sua pesquisa em reconhecimento de voz e comando de voz à distância. Ele usará apenas um microfone de um PC conectado à internet, na tarde de quarta-feira, 28.

No congresso promovido pela Sociedade e Academia Mundial Científica e de Engenharia (WSEAS), que começa terça-feira no Best Western de Istambul, Petry mostrará que é possível fazer máquinas entenderem os comandos de voz, mesmo à distância. A técnica de reconhecimento de voz depende muito da qualidade da captação do som da voz da pessoa, que precisa “treinar” a máquina para reconhecer seu timbre e dicção.

Na palestra “Um sistema distribuído de autenticação com microfones” Petry afirma que será possível fazer transações comerciais pela internet com a voz, de maneira totalmente segura e em larga escala, graças à técnica que desenvolve desde seu trabalho de graduação em engenharia elétrica. Ele continuou a pesquisa no fabricante de elevadores Sur e no seu mestrado em informática na Ulbra.

O sistema analisa 32 parâmetros de informação na voz (espectro, variação de energia etc.) e tem margem de erro de 1%. Uma operação dura apenas 0,2 segundo pode ser usada em aparelhos eletrônicos residenciais, máquinas industriais e de escritório, como cartões de ponto – basta a pessoa falar uma palavra que sua presença será registrada.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home