Internet Explorer 8 é aprovado no Acid2

De acordo com a revista Redmond Mag, a próxima versão do Internet Explorer, a ser lançada no primeiro semestre de 2008, foi submetida ao teste de compatibilidade Acid2 e aprovada. O Acid2 testa vários aspectos de compatibilidade do navegador e a sua capacidade de lidar com código HTML inválido sem deformar a diagramação da página.

O Internet Explorer sempre foi criticado por apresentar alguns problemas de compatibilidade. Em especial, sua incompatibilidade com os padrões de renderização de páginas HTML e CSS publicados pelo World Wide Web Consortium, o W3C. De fato, o Internet Explorer 6 e anteriores eram especialmente fracos nesse quesito e os desenvolvedores tinham que escolher entre criar sites que só funcionavam com o IE6 - que era o browser utilizado pela esmagadora maioria dos usuários - ou segundo os padrões do W3C, o que seria o correto mas deixaria mais de 90% dos internautas visualizando sites com imperfeições estéticas.

Atualmente, os dois navegadores mais usados - o Internet Explorer 7 e o Mozilla Firefox 2 - ainda não passam no teste Acid2, embora ambos tenham melhorado bastante seu desempenho em relação a seus antecessores. Tanto a Microsoft quanto a Fundação Mozilla prometem aderência ao teste Acid2 apenas para as próximas versões (ainda não lançadas) de seus navegadores, IE 8 e Firefox 3. Outros navegadores, entretanto, já há algum tempo aderem firmemente aos padrões e foram aprovados no Acid 2; entre eles o Konqueror 3.5, o Opera 9 e o Safari, da Apple.

O blog oficial do IE comemora o feito como um marco na história da família Internet Explorer. Dean Hachamovitch, gerente de desenvolvimento do IE8, explica que o desafio maior foi fazer o IE8 ser aprovado no Acid2 e, mesmo assim, manter a compatibilidade com sites desenvolvidos para o IE6 e anteriores.

É possível submeter qualquer navegador ao Acid2 pelo link tinyurl.com/29w828. O teste tenta desenhar um smiley usando apenas elementos de HTML e CSS. É preciso comparar a imagem gerada pelo teste com outra, disponível em tinyurl.com/yxm5fd, que seria desenhada caso o navegador fosse 100% compatível.

Magnet

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home