Sucesso no Brasil, sucesso no mundo

Especialista diz que o país é um grande laboratório de testes para o lançamento de serviços online

EXAME Presidente do site Fotolog, que permite aos usuários partilhar fotos online, o empreendedor americano John Borthwick vem estudando como os serviços de relacionamentos sociais na internet viram um sucesso no Brasil bem antes de se popularizar em outros países. Segundo ele, as empresas podem lucrar muito se transformarem o país num laboratório de produtos do gênero.

1 - Qual a importância do Brasil para os grandes sites de relacionamento?

Vários serviços, como o ICQ, o Fotolog e o Orkut, tiveram audiência expressiva no Brasil antes de estourar em outros locais. Em relação às redes de relacionamento na internet, o Brasil está na vanguarda e pode ser usado como um ótimo laboratório de experiências para novos produtos do gênero.

2 - Por que os brasileiros apreciam tanto esses serviços?

Os brasileiros são muito sociáveis e muito vorazes por usar tecnologia, mesmo com todas as limitações de renda.

3 - Existem outras nacionalidades com as mesmas características?

O Skype, por exemplo, virou primeiro um fenômeno na Polônia, país com número grande de imigrantes. As pessoas adotaram o serviço porque era o modo mais barato disponível para telefonar aos parentes em sua terra natal.

4 - Há outros sites do gênero com potencial para se tornar fenômenos mundiais de audiência?

Quando surgiu, o Fotolog caiu no gosto popular porque era uma ótima ferramenta para compartilhar fotos na internet, publicar textos e conectar os amigos. Um novo sucesso precisa ter esta mesma característica: representar algo que as pessoas querem ter ou precisam fazer. Há outras questões que ajudam no sucesso, como mecanismos de crescimento viral que façam com que os participantes melhorem sua experiência conforme ampliam a rede de amigos no sistema.

5 - De que maneira as empresas poderiam explorar melhor a audiência desses sites?

O Google está investindo muito dinheiro em sua rede social baseado no que descobriu com a experiência do Orkut. Boa parte desse aprendizado veio com a experiência brasileira. A maioria das empresas insiste em olhar apenas para o que acontece nos Estados Unidos. E perde bons negócios ao não olhar com atenção o que acontece no resto do mundo.

6 - A receita de publicidade para esse tipo de site já é relevante?

No ano passado, ele foi o segmento com crescimento mais acelerado nos Estados Unidos, respondendo por 280 milhões de dólares em investimentos com propaganda. Em 2010, a previsão é que esse número chegue perto de 2 bilhões de dólares.

7 - Qual o principal desafio para a publicidade nesses serviços online?

Esse tipo de site obriga os anunciantes a mudar o jeito de pensar a propaganda online. A primeira hesitação das empresas deve-se ao fato de não ser possível controlar totalmente o conteúdo do veículo, o que pode ser assustador para as grandes marcas. Por outro lado, os blogs sobre assuntos específicos e comunidades do Orkut representam o sonho de qualquer marqueteiro. Nesses casos, uma companhia não precisa gastar uma fortuna em pesquisas para achar seu público. Ela pode direcionar sua mensagem para as pessoas mais interessadas no produto. É a verdadeira - terra prometida - da propaganda.

Por Luciene Antunes

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home