Laptops para viagem

As opções vão dos modelos de classe econômica aos de primeira.

Os notebooks ultraportáteis são os favoritos dos profissionais que viajam a negócios o tempo todo. Nem poderia ser diferente. Com telas de 11, 12 ou 13 polegadas e, em média, 2 quilos de peso, eles embarcam tranqüilamente em qualquer bagagem de mão — e até em bolsas. Mesmo pequeninos, os modelos atuais têm recursos respeitáveis, como processador dual-core e até 2 GB de memória. Com isso, os ultraportáteis encaram numa boa as atividades mais comuns de trabalho. Sem contar que eles fazem hora extra como player de vídeo ou de música para o usuário relaxar durante o vôo. A INFO testou sete deles, com preços entre 2 699 reais e 10 999 reais. Ou seja, há opções tanto para quem viaja de classe econômica como para os privilegiados da primeira. A Escolha INFO é o Pavilion tx1070br, da HP, um laptop com funções de tablet PC que esbanja versatilidade. Com uma relação custo-benefício imbatível, o Mobile W98, da Positivo, é a Escolha Econômica INFO. Com pouco mais de 1 quilo, o encantador e caro Vaio VGN-TZ15AN, da Sony, leva a Escolha INFO Premium.

LAPTOP TOUCH SCREEN
O Pavilion tx1070br, da HP, prima pela versatilidade. A sua configuração inclui itens encontrados geralmente apenas em equipamentos mais pesados, como o HD de 120 GB e o gravador de DVD com LightScribe. Girando a tela sensível ao toque e acomodando-a sobre o teclado, o tx1070br se transforma em uma prancheta eletrônica. Com a ajuda da caneta, a entrada de texto passa a ser feita por um teclado virtual ou com escrita cursiva, graças ao reconhecimento automático de escrita disponível em alguns aplicativos. Também dá para desenhar na tela como se o tx1070br fosse um caderno. Mas a maior vantagem no modo tablet para o usuário comum é a praticidade para ler textos e navegar na web sem ficar com o equipamento no colo ou sobre uma mesa. Ao redor da tela o modelo traz vários botões de controle, além da webcam de 0,3 MP e um leitor biométrico. O tx1070br só fica devendo uma porta FireWire.

FEITO PARA VIAJAR
Com um corpo levíssimo, bateria de longa duração e preço estratosférico, o Vaio VGN-TZ15AN, da Sony, a Escolha INFO Premium, é um notebook fora de série. Pesa somente 1,2 quilo e pode passar longe da tomada quase o triplo do tempo de outros portáteis com telas de 11, 12 ou 13 polegadas. Nos testes do INFOLAB, a bateria do VGN-TZ15AN durou 200 minutos com o uso intensivo da máquina. Além disso, o modelo vem com webcam de 0,3 MP, leitor biométrico e software de criptografia para impedir o acesso à máquina e aos arquivos protegidos. Um dos pontos bem resolvidos no design é a presença de um drive óptico de DVD embutido. É claro que existe um preço a pagar (além dos 10 999 reais) pela portabilidade extrema do VGN-TZ15AN. O seu processador está distante dos Core 2 Duo mais velozes e o HD, apesar da ótima capacidade (100 GB), ainda segue o padrão PATA. Mas o mais chato é a presença de apenas duas portas USB 2.0. E pior: são vizinhas. Dependendo do tamanho do plugue do dispositivo USB 2.0 conectado numa delas, o acesso à outra porta pode ficar bloqueado.

COMPACTO CONFORTÁVEL
Um aspecto que muitos notebooks ultraportáteis ainda ficam devendo é o teclado. Felizmente, não é o caso do Z1 Pro Express Dual, da LG. As teclas têm um tamanho adequado e não ficam coladas às vizinhas. O design do Z1 é bonito. Combina a tampa com acabamento em black piano com o gabinete branco. Mas poderia ser melhor se os cantos do laptop fossem arredondados e ele trouxesse no painel botões de controle de reprodução de música e de vídeo. O único botão existente é o de volume, que fica posicionado discretamente na lateral esquerda. Em compensação, o som dos alto-falantes é potente e apresenta boa qualidade. No quesito vídeo, ele também se defende bem. Usando até 256 MB de memória compartilhada, cravou 11 083 pontos no AquaMark3, uma marca respeitável para um portátil com tela de 12,1 polegadas.

ECONÔMICO DE LUXO
Com o Mobile W98, a Escolha Econômica INFO, a Positivo conseguiu a façanha de oferecer um laptop forte e com design bacana por um preço bem competitivo: 3 499 reais. Além disso, o comprador leva de brinde uma segunda bateria, um presente muito útil, já que a autonomia limitada das baterias é um problemão para notebooks de qualquer porte. Nos testes do INFOLAB, a do W98 suportou 80 minutos de uso intenso. Rodando os benchmarks PCMark05 (3 139 pontos) e AquaMark3 (11 008 pontos), o W98 provou que não é apenas bonitinho. Um detalhe bacana no corpo do W98 é a webcam de 1,3 MP acima do LCD, que pode ser girada em 180º. Porém, a qualidade da imagem não é das melhores — assim como o áudio captado pelo microfone embutido. Mas pior mesmo é o som estridente dos alto-falantes ao tocar música. Outro ponto que merece atenção é o aquecimento excessivo do modelo.

MEMÓRIA NA MEDIDA
Com o corpo todo em preto fosco, o STI IS-1253 E-2587 111, da Semp Toshiba, abriga debaixo do capô uma configuração de respeito, que inclui 2 GB de memória, disco rígido de 120 GB e quatro portas USB 2.0. Nos testes de desempenho geral e do sistema gráfico realizados no INFOLAB, o STI IS-1253 foi um dos melhores laptops ultraportáteis nos benchmarks PCMark05 (3 002 pontos) e AquaMark3 (10 753 pontos). No índice de experiência do Windows Vista, verificação que analisa os principais componentes do computador, o valor atribuído ao modelo foi 3,1, marca muito boa para um equipamento com vídeo onboard. O teclado do STI IS-1253 é ok, mas a tecla Shift no mesmo tamanho das teclas das letras atrapalha um pouco. Alguns itens fazem falta ao equipamento, como o Bluetooth e uma webcam embutida. Mas o seu principal demérito é a bateria, que durou só 63 minutos.

ECONOMIA PARA INICIANTES
Disponível nas cores branco, preto e rosa, o simpático Ellite T2080, da Microboard, é o laptop com tela de 12,1 polegadas e 1 GB de RAM mais barato do mercado. Custa apenas 2 699 reais e vem com alguns recursos não encontrados em muitos notebooks compactos com preços bem mais altos, como o leitor biométrico e a webcam embutida de 1,3 MP. Porém, é uma máquina que deve ser vista com reservas por usuários mais exigentes, principalmente os que não abrem mão de equipamentos com chipset Intel ou nVidia. O da Ellite é o M720S, da SiS. O processador é um Pentium Dual Core de 1,7 GHz, ou seja, de uma geração anterior aos atuais Core 2 Duo. Mais uma ducha de água fria: ele vem com o Windows Vista Starter Edition. Com isso, a performance do modelo nos testes de benchmark do INFOLAB ficou abaixo da média. A extração e a recodificação de um DVD com o DVD Shrink demorou mais de 43 minutos, contra os 34 minutos consumidos por outros modelos com menos de 2 quilos. Outro problema é a bateria, que não suportou uma hora de uso intensivo.

XP EM 13 POLEGADAS
Tela maior não significa necessariamente mais peso para carregar, como comprova o InfoWay Note N8310, da Itautec. Mesmo com um LCD com 13,3 polegadas, ele pesa apenas 2 quilos. Apesar disso, não dá para apontar o design como um diferencial do modelo. O acabamento em plástico é inferior ao encontrado na nova geração de ultraportáteis. A configuração do N8310 tem altos e baixos. Ele vem com Bluetooth, item raro em laptops de 3 499 reais, para conectar o notebook ao celular ou ao smartphone para trocar arquivos, sincronizar agenda e navegar pelas redes GPRS/EDGE e CDMA 1x RTT/EV-DO. Por outro lado, o HD (80 GB) poderia ser mais espaçoso. O sistema operacional é o Windows XP, o que pode ser atraente para quem não vê grandes vantagens no Vista. Nos testes do INFOLAB, seus alto-falantes mostraram uma potência acima da média.

Airton Lopes, edição de outubro de 2007

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home