Quer uma vaga aqui?

Descubra que tipo de profissional as dez melhores empresas para se trabalhar em TI procuram.

Pelo menos 3 600 vagas estão sendo preenchidas em 2007 nas 10 companhias de TI mais bem colocadas no Guia Você S/A Exame — As Melhores Empresas para Você Trabalhar, da revista Você S/A. E o que fazer para agarrar uma delas? De modo geral, o que essas empresas mais procuram são profissionais com boa formação técnica tanto para desenvolver aplicações como para projetos de consultoria e implantação de sistemas. Conhecer as atividades de negócio — serviços financeiros, engenharia ou manufatura, por exemplo — é uma característica valorizada, já que os projetos exigem, cada vez mais, o envolvimento da empresa de TI.

Boa parte desses projetos estão voltados para a implantação de sistemas de ERP, segurança da informação, outsourcing de TI ou, ainda, gerenciamento eletrônico de documentos. Mas há vagas para profissionais em praticamente todas as áreas de tecnologia — a demanda por serviços vem crescendo nas dez empresas de TI da lista do Guia Você S/A Exame.

A Accenture é uma delas. “Hoje temos 800 vagas no Brasil, tanto para profissionais de TI como de áreas de negócios relacionadas com as ferramentas de ERP, especialmente Oracle e SAP”, afirma Rodolfo Eschenbach, executivo responsável pela área de human performance da Accenture. Com 6 mil funcionários no país, a empresa procura desenvolvedores e programadores em Java, .NET e ABAP, que vão fazer adaptações e até escrever alguns programas para os clientes. Além disso, há vagas para especialistas em infra-estrutura de TI e telecomunicações, capazes de fazer o desenho e a implantação de redes e até de data centers.

A IBM, por sua vez, pretendia contratar 2 500 profissionais até o fim do ano no Brasil, também em várias áreas de tecnologia, mas praticamente bateu esse número já em setembro. A demanda inclui programadores — principalmente em Java — para o desenvolvimento de aplicações e serviços; especialistas em infra-estrutura e em mainframes IBM, para cuidar de projetos de outsourcing de TI, e ainda arquitetos de sistemas. “Os designers de sistemas são os especialistas que vão gerenciar os projetos e que precisam ter o conhecimento do negócio do cliente”, diz Alessandro Bonorino, diretor de recursos humanos da IBM Brasil.

A Totvs Logocenter está com 295 vagas abertas — em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Santa Catarina — para consultores, desenvolvedores e profissionais que vão atuar na implantação de sistemas e no help desk. “Buscamos pessoas nas áreas de software de gestão empresarial, de banco de dados e de infra-estrutura, com experiência nas plataformas Linux e Microsoft, e também tecnólogos para o desenvolvimento de linguagens sistêmicas”, afirma Flávio Balestrin, diretor executivo de recursos humanos da Totvs.

HÁ VAGAS PARA PROGRAMADORES!

A Datasul chegou a criar um banco de talentos, para facilitar o recebimento de currículos — cerca de 6 mil, em quatro meses — e a seleção de profissionais. “Foi o recurso que encontramos para atender às necessidades de contratação de pessoas, nos vários países onde a empresa atua”, diz Giovanni Coradin, gerente de gestão de capital humano da Datasul. Segundo ele, o maior volume de contratações é de programadores e analistas de sistemas para as oito fábricas de software da empresa, instaladas no Brasil e na Argentina. Hoje, do total de 3 mil funcionários da Datasul (inclusive em outros países), 1 200 trabalham em desenvolvimento. Mas, como a empresa, especializada em sistemas de gestão corporativa, vem crescendo em função de aquisições feitas recentemente, também há vagas em outras áreas, como comercial e de marketing.

Na Microsoft, a expansão geográfica tem sido o principal impulso para as contratações previstas para este ano no Brasil. A empresa já contratou 16 pessoas que vão comandar o atendimento de cidades em regiões onde não tinha presença — particularmente no norte e no centro-oeste. Segundo Elisa Furusho, diretora de recursos humanos, isso deverá gerar demanda por consultoria e serviços relacionados com todas as tecnologias da Microsoft.

UMA DOSE DE LÓGICA

Conhecer as tecnologias nas áreas quentes do mercado de trabalho pode contar pontos preciosos na hora de disputar uma vaga numa empresa de TI. Mas não é condição obrigatória, até porque isso muda com freqüência. “Hoje, a bola da vez é a segurança da informação, mas amanhã deverá ser outra tecnologia”, afirma Jair Pianucci, diretor de recursos humanos da HP Brasil. “Por isso, é importante que o profissional tenha uma sólida formação em lógica e matemática e que conheça bem pelo menos uma tecnologia. As outras ele pode aprender.”

Os serviços, especialmente de outsourcing de TI, são os principais responsáveis pelas contratações na HP neste ano. Já a segurança da informação está em alta na Chemtech, empresa do grupo Siemens que ficou em primeiro lugar entre as melhores da área de TI — e em oitavo no ranking geral das 150 selecionadas pelo Guia Você S/A Exame. “Essa é hoje uma grande preocupação na área industrial”, diz Luiz Eduardo Rubião, diretor geral da Chemtech.

Com sede no Rio de Janeiro e clientes em vários países, a Chemtech — que também atua na área de engenharia —atende principalmente a indústria de processos. Tem uma fábrica de software, que desenvolve aplicações sob medida para os clientes, basicamente em Java e .NET. São cerca de cem pessoas dedicadas ao desenvolvimento, entre engenheiros, analistas de sistemas e profissionais das áreas de negócios.

Na Xerox, o foco são as soluções e serviços ligados ao gerenciamento eletrônico de documentos, o GED. “Estamos sempre procurando profissionais com conhecimento em análise de sistemas, lógica e programação, para alavancar essa área de serviços”, afirma Márcio Lassance, diretor executivo de recursos humanos e responsabilidade social da empresa.

UNIVERSIDADE NA EMPRESA

Treinamento não poderia deixar de ser uma preocupação das Melhores para se Trabalhar. A IBM investiu 7 milhões de dólares em treinamento em 2006. A Datasul tem uma universidade, que combina aprendizado a distância e aulas presenciais. A Chemtech também inaugurou uma universidade corporativa, que oferece uma série de cursos para os funcionários. A oferta vai de cursos de idiomas a MBA, dado em parceria com a Universidade Federal Fluminense, e mestrado, com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. No primeiro ano, a empresa investiu 1 milhão de reais nesse programa.

A Kaizen, integradora que também dá consultoria, desenvolve e implanta sistemas, criou um programa de formação de talentos em TI. A cada seis meses, seleciona 20 profissionais que passam por um treinamento de cerca de quatro meses. “Uma parte é contratada; outros ficam num banco de currículos e podem até ir trabalhar em outras empresas”, conta o diretor de gestão de talentos Daniel Dystyler. No momento, o programa está formando profissionais nas tecnologias VMWare, Linux e de backup corporativo. “Além dessas áreas, também estão aquecidos os projetos de GED e de soluções de storage”, diz Dystyler. Para desenvolver esses projetos, a Kaizen possui uma fábrica de software em Indaiatuba, no interior de São Paulo, onde trabalham 40 pessoas.

O QUE AS EMPRESAS PROCURAM

Veja quais são as dez melhores empresas para você trabalhar, as áreas mais quentes nas novas vagas e para onde mandar o currículo

hemtech
Segurança da informação
trabalheconosco@chemtech.com.br

Kaizen
Virtualização de servidores, Linux e soluções de backup corporativo
www4.vagas.com.br/PagEmpr.asp?e=kaizen3316

Microsoft
Consultoria e serviços em todas as tecnologias Microsoft
www.microsoft.com/brasil/carreiras/default.aspx

Accenture
Sistemas de gestão Oracle e SAP; programação em Java, .NET e ABAP
http://careers.accenture.com/careers/brazil

ATP
Banco de dados SQL Server
www.atp.com.br/oportunidades.html

IBM Brasil
Outsourcing de TI; programação (principalmente em Java); arquitetura de sistemas
www.ibm.com/br/employment/

Xerox
Gestão eletrônica de documentos
curriculo@xerox.com

HP Brasil
Outsourcing de TI; segurança da informação
recrutamento.selecao@hp.com

Datasul
Desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão (ERP)
www.datasul.com.br/bancodetalentos

Totvs Logocenter
Software de gestão empresarial, banco de dados, plataformas Linux e Microsoft
www.totvs.com/pt-BR/detalhe.asp?pg=curriculo

Rosa Sposito, edição de outubro de 2007

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home