Laser em HD torna disco 100 vezes mais veloz

São Paulo

Pesquisadores exibiram um experimento que usa laser para gravar dados em discos magnéticos.

O estudo é conduzido pelo professor Daniel Stanciu, da universidade holandesa de Radboud. Stanciu publicou artigo na revista Science descrevendo a nova tecnologia.

Segundo Stanciu, o experimento baseia-se em mudar a composição de discos magnéticos para que seja possível gravar informações nos HDs usando apenas “flashs” de raio laser.

Segundo Stanciu, sua equipe obteve sucesso em usar um canhão laser para escrever dados em discos magnéticos de composição ligeiramente modificada. Os discos do experimento tinham mais ferro e cobalto que HDs comerciais.

O experimento dispensa o uso de cabos para transmitir as informações do HD para o processador ou outros componentes do PC. O canhão laser realiza esta tarefa. Os pesquisadores afirmam que esta tecnologia pode tornar até 100 vezes mais rápidas as operações para gravar e acessar dados no disco rígido.

O canhão laser usado no experimento, no entanto, é muito diferente de canhões do tipo usados em eletrônicos ópticos. Para ser eficaz, o canhão deve ser sofisticado e capaz de emitir pulsos de luz de forma muitíssimo veloz (um quadrilhão de vezes por segundo), o que tornaria muito caro o uso comercial desta tecnologia.

Stanciu avalia que só será possível explorar comercialmente a tecnologia num espaço de dez anos.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home