Venda de iPhone chega a meio milhão e forma lista de espera nos EUA

da Folha de S.Paulo

No primeiro final de semana nas lojas, foram vendidas 525 mil unidades do iPhone, o aparelho da Apple que une itens como celular, iPod (tocador de música e vídeos) e navegador de internet, segundo estimativa ao "Los Angeles Times" do analista Trip Chowdhry, da Global Equities Research. A Apple não divulgou estimativas oficiais de vendas do aparelho.

Segundo os dados do site da Apple, que contavam com as informações até domingo (1º), o iPhone esgotou em 18 das suas 36 lojas na Califórnia (o aparelho, que começou a ser vendido na sexta, podia também ser adquirido nas lojas da AT&T). Em Nova York, ele era encontrado em todas as lojas (segundo dados até domingo).

A AT&T não divulgou as vendas em suas 1.800 lojas, mas, de acordo com vários jornais americanos, na maioria delas já não era mais possível encontrar o aparelho no sábado. Segundo o "New York Times", lojas que já não tinham mais iPhone para vender no final de semana receberam novas unidades na manhã de ontem.

A Apple disse que projeta vender 10 milhões de unidades do iPhone até o final do ano que vem. Só nos Estados Unidos ela tem um mercado potencial de 7,2 milhões de consumidores, diz pesquisa da RDA Global divulgada ontem. Segundo ela, 15% dos donos de telefone celular no país têm interesse em adquirir um iPhone.

Até o final deste ano, o aparelho começa a ser vendido na Europa e chega às lojas asiáticas no primeiro trimestre do ano que vem.

Os primeiros dados também mostram que, apesar de mais caro, a versão com memória de 8 Gbytes, que custa US$ 599, tem sido mais procurada do que a de 4 Gbytes, que é US$ 100 mais barata.

De acordo com análise da empresa Portelligent, divulgado pela "BusinessWeek", o custo do material usado na fabricação do iPhone de 4 Gbytes é de US$ 200 e, no com mais memória, de US$ 220.

Canções

A Universal, a maior gravadora do mundo, decidiu não renovar seu contrato com a Apple para vender suas canções no iTunes, a loja virtual da companhia de Steve Jobs. A medida dará à gravadora maior flexibilidade para discutir acordo com outras empresas.

 

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