Britânicos criam laptop que reage a movimento

da BBC Brasil

Pesquisadores britânicos estão desenvolvendo um laptop que poderá ser comandado com movimentos do corpo. O equipamento, cujo protótipo está sendo aperfeiçoado nos laboratórios da British Telecom (em Ipswich) facilitaria a navegação de pessoas com dificuldade de utilizar teclados e mouses.

Batizado de BT Balance, o laptop reage ao ser movimentado pelo usuário de um lado para o outro, para cima e para baixo, e de trás para frente.

Tarefas como ler um livro no computador ficaria mais fácil, porque seria possível virar páginas com um leve balançar do laptop. Mapas poderiam ser examinados inclinando o monitor para posições que representassem norte, sul, leste e oeste.

"Os PCs ainda são muito complicados. Estamos interessados no velho e bom usuário que ainda tem medo dessa tecnologia e que se sente pouco à vontade com o PC, com o monitor e com o mouse", disse o pesquisador David Chatting.

Utilidade

O equipamento funciona à base de um microchip --acelerômetro-- que simula o funcionamento do sistema que regula o equilíbrio no corpo humano.

Mudanças na aceleração e gravidade de um objeto são captadas pelo chip e depois interpretadas por um software que "dá as ordens" ao computador.

Sistema semelhante é utilizado para disparar "air bags" em carros, em videogames --como o novo Nintendo Wii --ou em jogos que requerem movimento, como os computadores da Apple, que identificam quando o computador é derrubado.

Adam Oliver, chefe de um dos setores de pesquisas da BT, disse que o laptop poderia ser usado por deficientes físicos e usuários mais velhos.

Mas nada impede, segundo ele, que a máquina se mostre útil a "alguém simplesmente tentando usar seu laptop em um trem lotado".
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home